Fiat Stilo Black Motion - Avaliação do Portal G1

Versão esportiva tem visual em tons negro e cinza.
Modelo, vendido a partir de R$ 65.900, já tem um sucessor.


Lançado no Brasil em 2002, como modelo 2003, o Fiat Stilo completa sete anos sem grandes modificações estéticas e com sucessor definido: o Bravo (já lançado na Europa). Apesar do desgaste natural da imagem, principalmente frente aos novos Ford Focus, Citroën C4 e Hyundai i30, o hatch médio da Fiat continua valente entre os mais vendidos do segmento e ganhou novo fôlego com o recente lançamento da versão Blackmotion. O G1 andou na versão topo de linha do modelo (a partir de R$ 65,9 mil), que tem como maior diferencial o visual esportivo em tons escuros.

O Stilo Blackmotion está disponível nas cores Preto Vulcano (sólida) e Preto Vesúvio (metálica) e tem como itens exclusivos os detalhes dos frisos da grade, das portas e da tampa traseira na cor cinza Dark Shadow (mesma cor das rodas de liga leve de 17 polegadas) e os vidros escurecidos Vênus 35. Para reforçar o visual esportivo, o teto-solar Sky Window é equipamento de série. Os principais concorrentes, além dos três citados acima, são: Volkswagen Golf (que recentemente lançou a versão Silver Edition), Chevrolet Vectra GT, Peugeot 307 e Nissan Tiida.

Motor 1.8 8V de concepção antiga é áspero, lento e beberrão

O motor, porém, não acompanha essa esportividade visual. Trata-se do conhecido e obsoleto 1.8 de oito válvulas desenvolvido pela General Motors, que gera 114 cavalos de potência (com álcool) e 17,8 mkgf de torque. Além de ser áspero e barulhento, o motor tem retomadas lentas e bebe combustível acima da média dos hatches médios. Para compensar, o modelo é equipado com o interessante câmbio automatizado Dualogic com borboletas para trocas de marcha no volante.

Vidros escurecidos são de série no Stilo Blackmotion

Apesar de não ter o funcionamento suave de um modelo automático, o câmbio automatizado (é um sistema convencional com embreagem acionadaeletricamente por um robô) cumpre bem o papel ao dar descanso para o pé esquerdo o motorista, muito útil em congestionamentos. Nas trocas automáticas, porém, os trancos são um inconveniente, mas que podem ser amenizados apertando a tecla “S” ao lado da alavanca. Com isso, as trocas se tornam mais rápidas e diminuem o incômodo. A suspensão, como é de praxe na Fiat, prioriza o conforto sendo demasiadamente macia, fazendo com que o carro incline demais nas curvas em uma condução mais esportiva.


Acabamento interno bom é o melhor dos modelos da Fiat

O acabamento interno é muito bom, sendo o modelo mais caprichado da Fiat (bem melhor que o sedã Linea). O painel com material emborrachado rugoso, os detalhes pintados na cor prata e os bancos de couro amplos e confortáveis transmitem uma sensação de luxo e status compatíveis com os principais concorrentes do segmento.

Além disso, o Stilo Blackmotion vem equipado com piloto automático, ar-condicionado dual zone digital, piloto automático (cruise control), rádio CD player MP3 Connect Bluetooth, com entrada para iPod/USB e subwoofer amplificado. Os opcionais são side bags dianteiros + window bags, vidros elétricos traseiros, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, espelho interno eletrocrômico e kit parafusos antifurto das rodas, que elevam o preço para R$ 71,5 mil.

Teto-solar Sky Window de série aumenta o charme do modelo

A Fiat acertou ao lançar essa nova versão do hatch médio, mas errou feio ao aprovar a campanha publicitária de lançamento. Nela, uma mulher acompanhada deixa o carro conversível do namorado e entra no Stilo Blackmotion, que parou ao lado para esperar o semáforo abrir. Depois de se acomodar no hatch da Fiat, ela abre o vidro, ri da cara do ex e vai embora. O slogan define: “Novo Stilo Blackmotion; um carro para poucos e maus”. Um tremendo mau gosto, tratar a mulher de forma tão vulgar e machista. Essa boa versão do Stilo merecia uma campanha melhor, bem melhor.


Fonte: Texto extraído do Portal G1 acesso em 22/07/09. O texto não foi modificado e todos os direitos são reservados aos seus autores.

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