Série Clássicos Brasileiros - Chevrolet Monza

Como prometido, só peço perdão pelo atraso! Consegui reunir as informações do GM Monza. Bom com isso tive uma nova idéia e agora todo mês falaremos de um carro antigo que marcou seu tempo, a série denomina-se 'Clássicos Brasileiros', aguardo suas visitas. Abraço.
Maxsuel Dias

O Chevrolet Monza foi produzido no Brasil de no início 1982 ao fim de 1996, mas o sucesso absoluto só veio entre os anos de 1984 e 1996 quando foi o carro mais vendido do Brasil.

Opel Ascona C - Inspiração para o projeto MONZA

O GM Monza teve como base para sua criação o Opel Ascona C, produzido pela sub-divisão alemã do Opel. Também fez muito sucesso lá fora.

Durante os 15 anos em que ficou em produção, foram lançadas diversas versões, muitas delas comemorativas e feitas também algumas reestilizações.

1982 - Monza Hatch


O Monza foi lançado entre os meses de Março e Abril de 1982 com uma versão de carroceria hatchback, duas portas, tração dianteira e motor transversal 1.6 cc de 4 cilindros, nas versões a gasolina: 73 CV
ou a álcool: 72 CV.

Nesse mesmo ano foi lançada a opção de motor 1.8, com o objetivo de melhorar o desempenho do hatch, o motor foi a única modificação.

1983 - Monza Sedan 2 ou 4 portas


A nova carroceria chega com motorizações 1.6 e 1.8, modificações mecâncias foram feitas para receber a nova carroceria, como re-calibração dos amortecedores dianteiros e aumento na altura das molas traseiras.

No mesmo ano foi eleito pela primeira vez o carro do ano pela revista Autoesporte. No ano seguinte foi o carro mais vendido do Brasil.

1985 - Monza Hatch S/R - Primeiro Esportivo


O primeiro esportivo da linha Monza foi denomidado S/R 1.8 S.O modelo recebeu: Bancos novos, faróis de neblina traseiros, painel mais moderno e completo. Possuia também carburador de corpo duplo e sistema de escapamento otimizado.
Mais uma vez o carro mais vendido do Brasil.

1986 - Monza Classic - Top de linha

(Confira a avaliação da Revista Quatro Rodas)

Lançada a versão Classic do Monza, como sua versão de luxo trazia de série: rodas de alumínio raiadas, faróis de milha, estofamento 'navalhado', vidros e travas elétricas, direção hidráulica, relógio digital, toca-fitas estéreo e apoio de braço no banco traseiro. Esse carro ainda possuía frisos laterais largos.

Interior do Monza Classic - Muitos acessórios e conforto digno de um Chevrolet!

Sua versão SL/E tinha um motor com carburação dupla que gerava 99 cv, seus opicionais ar-condicionado e direção assistida. Mais uma vez líder em vendas no Brasil.

Câmbio automático de 4 velocidades

1987 - Monza 2.0


Neste ano a chevrolet trouxe algumas modificações para o Monza, dentre elas o motor 2.0 que apesar de não ter injeção eletrônica (como o europeu Ascona) chegava a 110 cv com o combustível derivado da cana-de-açúcar.


Com isso, a versão S/R ganhou a nova motorização 2.0 e tinha também câmbio mais curto. Eleito mais uma vez o 'Carro do Ano' pela revista Auto Esporte.

1988 - Adeus a versão hatchback


A Chevrolet decide tirar de linha o modelo hatch do Monza, tendo como última versão o Monza Hatch S/R 2.0 S.
Apesar do encerramento da produção do hatch, o Monza foi eleito pela terceira vez 'O Carro do Ano' pela revista Auto Esporte.

1990 - Monza Classic 500 EF


Emerson Fittipaldi - Campanha de promoção do Monza 500 EF

O ano de 1989 não trouxe grandes novidades para a linha Monza. Em 1990, quando foi realizado a Copa do Mundo da Itália, a grande novidade para a linha Monza foi o surgimento do Monza 500 EF, que foi o primeiro Monza com injeção eletrônica a ser produzido no Brasil. Na época de seu lançamento, foi um carro inovador, bastante moderno e luxuoso. Era equipado ainda com bancos de couro, computador de bordo, toca-fitas digital, ar-condicionado e vidros mais escurecidos.

Interior do esportivo Monza 500 EF, trazia bancos em couro

O nome 500 EF era bastante diferente dos que vinham sendo adotados até o momento pela linha Monza. Esse nome foi concebido em homenagem ao grande piloto brasileiro, Emerson Fittipaldi. O número 500 era relacionado a prova das 500 Milhas de Indianápolis vencida pelo piloto e a sigla EF se referia as iniciais do nome do piloto. Esse foi o Monza que atingiu o melhor desempenho (116 cavalos) entre todos e não poderia ser diferente já que foi recomendado por um piloto profissional de corridas.

1991 - Monza 'Tubarão'


Em 1991 o Monza sofreu a sua maior resstilização a dianteira e a traseira do veículo foram modificadas. A dianteira foi rebaixada e alongada em 8,5 cm e a traseira foi alongada em 4,5 cm. Ainda foram feitas diversas modificações como nos faróis, grade, pára-choque, pára-lamas, lanternas, capô, porta-malas com maior capacidade, lanternas traseiras entre outras modificações. A versão Classic recebeu ainda faróis de neblina.
Na parte mecânica, o Monza recebeu melhoras no radiador, amortecedores, suspensão dianteira e traseira, molas e direção hidráulica.

A versão também ficou conhecida com 'Monza Tubarão'.

1992 - Monza série Barcelona e 650

Monza Barcelona

Monza 650

Em 1992 foram lançados duas versões comemorativas do Monza, a primeira referente as Olimpíadas de Barcelona e a segunda para comemorar as 650 mil unidades vendidas até o momento. Este modelos ganharam diferenças de acabamento e acessórios.

1993 - 1994 - Manza série Hi-Tech, GLS, Class e Club

O Monza Hi-tech foi mais uma série limitada lançada desse carro de grande sucesso. Essa versão possuía painel digital de cristal líquido, computador de bordo, freios ABS nas 4 rodas de liga leve, direção hidráulica e ar-condicionado frio e quente. Esse carro foi comercializado na linda cor Azul Strauss perolizada.

Painel digital de cristal líquido do Monza Hi-Tech

Monza Hi-Tech 4 portas na cor azul strauss perolizada

O Monza Class recebeu melhoras apenas no acabamento interno e era baseado no Monza SL.

Monza Class

1993 também marcou o fim da produção do Monza Classic SE que foi substituído pelo Monza GLS, a última versão lançada do Monza com exceção das versões comemorativas, como o Monza Club que foi produzido nas cores vinho e azul cezane. As maiores diferenças do Monza Club, em suas duas versões estão relacionadas ao acabamento interior e exterior, acessórios e cores diferenciadas.


Monza GLS 4 portas

Monza Club

Em 1996 o Monza Saiu de Linha deixando saudades

Após um ano sem grandes mudanças, em 1996 foi produzido o último Monza, dando fim a uma saga de 15 anos de sucesso desse incrível carro fabricado pela Chevrolet. Podemos afirmar que foi um carro que saiu de linha, mas marcou história, cativou muitos fãs e deixa saudades até os dias atuais.

Monza GLS 1996 4 portas

O último Monza foi vendido na versão GLS de 4 portas com motor 2.0 e deixou de ser produzido abrindo espaço para o Vectra, que foi lançado em meados de março de 1996.


* Na totalidade foram produzidos e vendidos no Brasil 857.810 Monzas *

A Seguir assista alguns comerciais antigos do Chevrolet Monza.

Comercial Antigo do Monza Hatch

Comercial Antigo do Monza 1988 (Vintage Commercial)



Comercial Antigo do Monza 1994


Fonte: Internet - Divulgação - Revista Quatro Rodas - Saiu de Linha


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