Canter Eco-D - Suave inclinação
Caderno de Veículos - Estado de MinasConceito de caminhão basculante híbrido, alimentado por bateria e com motor a diesel, tem como destaque cabine e carroceria, que se movem impulsionadas por eletricidade
| Fotos: Paula Carolina/EM/D.A Press - 24/09/08 |
| O Eco-D é equipado com motor a diesel 3.0, de 127 cv, com common-rail, e tem partes de fibra de carbono |
A mesma eletricidade usada para impulsionar o veículo alimenta e permite a inclinação da cabine e da carroceria. Esse é um dos destaques do Mitsubishi Fuso Canter Eco-D, conceito de caminhão leve basculante híbrido, que tem como objetivos reduzir emissões e barulho. Apresentado no 62º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA Commercial Vehicles), de Hannover, Alemanha, que terminou no último dia 2, o caminhão-conceito de 3 mil quilos de capacidade de carga foi um dos que mais chamou a atenção na feira. O modelo é equipado com motor a diesel, 3.0 litros, de 127 cv, com injeção common-rail. A transmissão é automática, com a opção de modo manual.
Conectado ao motor a diesel há outro elétrico, de 35 kW, que também serve como alternador para carregar a bateria de íon lítio. Os motores elétrico e a diesel são acionados de acordo com a necessidade. O veículo tem a função star/stop, que opta pelo motor a diesel quando o caminhão é estacionado. Na arrancada, o sistema elétrico é acionado, sem emissão de poluentes e reduzindo significativamente o nível de ruídos. Outra função do motor elétrico é levantar e abaixar a carroceria e a cabine, também com baixo nível de ruídos, o que busca reforçar a funcionalidade do caminhão para a construção civil.
| Grande área envidraçada, que vai até o teto, escurece de acordo com a exposição à luz |
Segurança
Algumas partes do veículo são feitas de fibra de carbono, material leve e ao mesmo tempo robusto. Também visando a segurança, os comandos de inclinação da cabine ficam no interior, sobre o console. Por fora, câmeras possibilitam visão das laterais e traseira. Esta última também funciona como um retrovisor, transmitindo imagens que são monitoradas dentro da cabine. Algumas funções da carroceria podem ser controladas por meio de botões nas laterais do caminhão, que são protegidos por um detector de impressão digital, só podendo ser acionados por pessoas autorizadas. Dentre os componentes de segurança ativa, o conceito tem freios com sistema ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).
O design de linhas futuristas tem como destaque a integração da cabine à carroceria basculante. Mas também traz inovações que b uscam dar mais segurança: as portas têm dobradiças traseiras, que facilitam o acesso à cabine; a grande área envidraçada, que vai até o teto, torna-se progressivamente escura de acordo com a exposição à luz; e a estrutura de treliça da coluna dianteira otimiza a visibilidade do motorista.
fonte: noticias.vrum.com.br
Comentários