Fiat Strada Adventure Locker 1.8 - Na trilha da perua
Eduardo Aquino - Estado de MinasAssim como a Weekend, versão aventureira da picape ganha visual agressivo, suspensão elevada e diferencial blocante. Mas visibilidade traseira e consumo são ruins
| Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 4/9/2008 |
Roupagem
A frente é a mesma da Palio Weekend Adventure Locker, com novos faróis de dupla parábola e máscara negra; grade com dupla barra cromada; e quebra-mato incorporado ao pára-choque, que embute os faróis de neblina e de longo alcance. De perfil, destacam-se as molduras plásticas que cobrem os pára-lamas, que, assim como os da perua, ganharam novos recortes; a barra de apoio para carga no teto; os novos retrovisores, que incorporam os repetidores de seta; os estribos (muito úteis para o acesso à caçamba); e as (bonitas) rodas de liga leve de 15 polegadas. Veja fotos da linha Strada 2009!
Caçamba
Na traseira, o que mais chama a atenção esteticamente são as novas lanternas, que agora invadem a tampa. Mas a grande inovação é a própria tampa da caçamba, que ficou mais prática por dois motivos: ganhou fechadura (com puxador embutido no símbolo Fiat), que, com a capota marítima, permite esconder melhor a carga dos amigos do alheio; e pode ser removida, para o caso de se transportar objeto que exceda um pouco o comprimento da caçamba, como uma moto maior, por exemplo. Os protetores de caçamba e do vidro traseiro são itens de série.
| Lanternas invadem tampa traseira e lateral |
Por dentro
O acabamento interno é o mesmo da perua. Os bancos podem ser revestidos em couro, de dois tons, e com o bordado Adventure na parte de cima do encosto; os instrumentos têm fundo branco e grafismos próprios; e painel central é pintado na cor cinza. A Fiat sabe que, no caso do público jovem, alguns "reloginhos" a mais no painel podem fazer a diferença. Por isso, na Strada também estão presentes a bússola e os clinômetros. A utilidade prática pode até ser questionada por quem não usa o veículo no fora-de-estrada, mas é divertido ver a inclinação do carro quando se freia, se arranca, ou se trafega por subidas e descidas; e saber se o nariz da picape está apontado para o Norte ou para o Sul. De qualquer forma, a Strada tem habilidades para pequenas aventuras: boa altura do solo, pneus de uso misto e o sistema Locker de bloqueio do diferencial, que, embora limitado (só até 20 km/h), ajuda a arrancar em rampas cascalhadas, pequenos atoleiros, superfícies escorregadias, entre outros.
Espaço
Um dos grandes trunfos da Strada é a cabine estendida (responsável por metade das vendas da picape), cujo espaço atrás dos bancos é bastante útil para bagagens e pequenos objetos. Na Versão Locker, o estepe pode ser fixado dentro da cabine, mas tira espaço. São pontos negativos a visibilidade traseira, que é prejudicada pelas duas barras transversais do protetor do vidro traseiro; e o teto solar (opcional), que não tem “cortina” e deixa o sol cozinhando o cérebro de motorista e passageiro.
Desempenho
O motor 1.8 flex, embora tenha bom fôlego, continua sendo um beberrão. O câmbio tem engates macios e precisos e relações de marchas bem adequadas. Com maior altura do solo, a Strada perdeu em estabilidade e exige certo cuidado, principalmente quando a caçamba está vazia e em curvas fechadas e de piso irregular. Por outro lado, os freios são bastante eficientes, garantindo paradas precisas.
fonte:noticias.vrum.com.br
Comentários