| Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação |
O Grupo Daimler tem um programa movimentado de lançamentos no Brasil nos próximos meses. A empresa apresentou aos jornalistas o utilitário-esportivo médio GLK 280, que chega com preço de R$ 225 mil para brigar com o BMW X3 e o Audi Q5, que também deve ser importado este ano. Em março é a vez do CLC, que é produzido na fábrica de Juiz de Fora. Trata-se do modelo cupê da Classe C, com carroceria do tipo 2 2 lugares (acomoda dois adultos nos bancos da frente e duas crianças no banco traseiro), que passou recentemente por alteração de estilo na grade dianteira, faróis e lanternas traseiras. A versão, que deve ser vendida no mercado brasileiro, é a equipada com motor 1.8 Kompressor, de 184cv (para se beneficiar da redução de IPI), câmbio automático ou manual, e custará a partir de R$ 124.900. Em abril, a empresa começa a importação do pequeno Smart ForTwo, que terá preço entre R$ 55 mil e R$ 60 mil. Em julho, começam as vendas da nova Classe E, que será lançada mundialmente no Salão de Genebra, que começa dia 5 de março.
Punto T-Jet
Versão esportiva de fato do hatch da Fiat, com motor 1.4 turbo, de 152cv (o mesmo que equipa o Linea), será apresentada à imprensa dias 6 e 7 de março. As vendas começam no dia seguinte à apresentação.
DS só no nome
A Citroën vai mostrar no Salão de Genebra, que abre as portas em 5 de março, o conceito DS Inside, que não tem nada a ver com aquele famoso modelo de 1955, que tinha o nome DS. O conceito tem linhas bastante arrojadas, com grandes faróis, grade em forma de trapézio, colunas traseiras ocultas e lanternas pequenas com elementos quadrados formando as luzes de freio e ré.
Sedã furacão
A empresa preparadora alemã G-Power criou um verdadeiro �supersedã�, ao envenenar um BMW M5. Denominado G-Power Hurricane, o modelo tem motor V10, com dois compressores, que desenvolve 760cv de potência e 81,6kgfm de torque; kit aerodinâmico (para melhorar o arrasto e também para prender mais a traseira no chão); suspensão ajustável em altura; freios de alta potência; rodas de liga de 19 polegadas; e pneus Michelin (255/35 ZR 19 na frente, e 305/30 ZR 19, na traseira) desenvolvidos especialmente para o carro. Com todo esse aparato, o carro acelera até 100km/h em menos de 4,5 segundos e chega aos 367,4km/h de velocidade máxima. Segundo a preparadora, é o sedã mais rápido do munfo. Um verdadeiro furacão.
Clio reestilizado
A Renault apresenta o novo Clio europeu, que passou por uma reestilização (claramente inspirada no Mégane e Laguna), que inclui nova grade, que ficou mais estreita; faróis maiores; capô liso; novos para-choques traseiro e dianteiro, com grandes entradas de ar; e novas lanternas. Por dentro, as mudanças incluem novos revestimentos e cores e opção de sistema de navegação GPS (com tela de 5,8 polegadas). Outra novidade na linha é a versão GT, com pintura exclusiva (azul), spoilers, saias laterais, saída dupla de escape, aerofólio traseiro e bancos esportivos. A montadora ainda não divulgou a motorização da nova linha, que será atração da marca no Salão de Genebra. No Brasil, o Clio ainda está na segunda geração, que é produzida na Argentina, e vai perder o modelo sedã no próximo mês, com a chegada do Symbol.
Pela pressão
Enquanto no Brasil nem o sistema de freios ABS (que evita o bloqueio das rodas) é obrigatório, nos países da comunidade europeia, a partir de 2012, todo carro novo terá de ser equipado com sistema de controle de pressão dos pneus.
Luxo japonês e francês
A Infiniti, marca de carros de luxo da Nissan, se uniu com a Louis Vitton, marca francesa de artigos de luxo, para criar um carro conceito. O resultado será conhecido no Salão de Genebra, que começa em 5 de março.
Comentários