Enio Greco - Estado de Minas
Conceito desenvolvido pela Fiat em Betim traz soluções ecologicamente corretas e o motor elétrico proporciona autonomia de 100 quilômetros, com bom desempenho
Imagine um carro que tem estilo esportivo, funciona sem fazer barulho, não polui e ainda usa componentes feitos com materiais alternativos. É real e foi totalmente desenvolvido e construído em Betim. Trata-se do Fiat Concept Car II, o FCC II, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008. Também conhecido como Bugster, o conceito funciona com motor elétrico movido por 93 baterias de íon lítio, recarregáveis em qualquer tomada de 220V, e distribuídas de forma equilibrada na parte da frente e traseira do veículo. É um carro divertido de dirigir, com soluções que certamente estarão nos modelos de linha em breve.
O FCC II foi projetado no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, tendo como proposta principal a utilização de soluções ecologicamente corretas, aliadas ao estilo divertido. O desenho do conceito foi inspirado no Buggy, modelo feito com carroceria de fibra de vidro e mecânica VW, mas ganhou linhas mais ousadas e modernas. Os para-lamas dianteiros parecem asas e os faróis de xenônio e LEDs lembram os olhos de um felino.
Conceito desenvolvido pela Fiat em Betim traz soluções ecologicamente corretas e o motor elétrico proporciona autonomia de 100 quilômetros, com bom desempenho
| Fotos: Bruno Gonzaga/Fiat/Divulgação |
Imagine um carro que tem estilo esportivo, funciona sem fazer barulho, não polui e ainda usa componentes feitos com materiais alternativos. É real e foi totalmente desenvolvido e construído em Betim. Trata-se do Fiat Concept Car II, o FCC II, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008. Também conhecido como Bugster, o conceito funciona com motor elétrico movido por 93 baterias de íon lítio, recarregáveis em qualquer tomada de 220V, e distribuídas de forma equilibrada na parte da frente e traseira do veículo. É um carro divertido de dirigir, com soluções que certamente estarão nos modelos de linha em breve.
O FCC II foi projetado no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, tendo como proposta principal a utilização de soluções ecologicamente corretas, aliadas ao estilo divertido. O desenho do conceito foi inspirado no Buggy, modelo feito com carroceria de fibra de vidro e mecânica VW, mas ganhou linhas mais ousadas e modernas. Os para-lamas dianteiros parecem asas e os faróis de xenônio e LEDs lembram os olhos de um felino.
| Traseira robusta tem lanternas com leds e enormes rodas aro 18 polegadas. Câmbio foi substituído por pequeno comando de borracha no centro do painel |
A carroceria usa fibras naturais de fontes renováveis e, como não poderia deixar de ser, foi pintada de verde cítrico. Algumas partes, como o capô, foram injetadas em composto com nanoargila. Discos de freio, molas e outros componentes da suspensão receberam revestimentos organometálicos, isentos de metais pesados. A espuma dos bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado, recurso que já vem sendo usado em outros modelos Fiat.
O motor elétrico desenvolve potência de 59kW (cerca de 80 cv) e torque de 22,9 kgfm, que garantem ao conceito um desempenho surpreendente, com autonomia de 100 quilômetros. Para completar o conjunto mecânico, transmissão Dualogic, mas com apenas uma marcha para a frente, outra para a ré e o ponto morto. Conta ainda com o sistema Locker, o mesmo usado nos modelos da linha Adventure. Com chassi tubular, rodas de 18 polegadas e boa altura do solo, o FCC II conceito quer fazer bonito no asfalto e na terra.
Na prática
O Bugster da Fiat não é só uma vitrine para as soluções ecologicamente corretas. O carro anda mesmo. Basta entrar e se acomodar nos bancos esportivos, com cintos de segurança de quatro pontos. Depois, é só virar a chave, apertar um comando no painel e pisar no acelerador. O carro sai da inércia imediatamente, mas sem fazer barulho. O único ruído que se ouve a seguir é o do atrito dos pneus com o asfalto.
Com um pequeno para-brisa que funciona como um defletor de ar, o FCC II proporciona sensação divertida de dirigir. O painel tem mostrador de potência, velocímetro e visor digital central com GPS. Não é preciso mudar marchas. Basta acelerar e frear. A direção exige braços mais fortes, pois não tem assistência hidráulica ou elétrica. A economia foi feita para reduzir peso e evitar roubo de energia. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Buggy verde, que faz curvas com desenvoltura e desenvolve bem nas retas. Só não foi possível testá-lo em subidas, em que o motor seria mais exigido. De qualquer forma, o FCC II é a prova de que podemos acreditar que em um futuro próximo teremos veículos mais silenciosos e menos poluentes em nossas ruas.
fonte: noticias.vrum.com.br
O motor elétrico desenvolve potência de 59kW (cerca de 80 cv) e torque de 22,9 kgfm, que garantem ao conceito um desempenho surpreendente, com autonomia de 100 quilômetros. Para completar o conjunto mecânico, transmissão Dualogic, mas com apenas uma marcha para a frente, outra para a ré e o ponto morto. Conta ainda com o sistema Locker, o mesmo usado nos modelos da linha Adventure. Com chassi tubular, rodas de 18 polegadas e boa altura do solo, o FCC II conceito quer fazer bonito no asfalto e na terra.
Na prática
O Bugster da Fiat não é só uma vitrine para as soluções ecologicamente corretas. O carro anda mesmo. Basta entrar e se acomodar nos bancos esportivos, com cintos de segurança de quatro pontos. Depois, é só virar a chave, apertar um comando no painel e pisar no acelerador. O carro sai da inércia imediatamente, mas sem fazer barulho. O único ruído que se ouve a seguir é o do atrito dos pneus com o asfalto.
Com um pequeno para-brisa que funciona como um defletor de ar, o FCC II proporciona sensação divertida de dirigir. O painel tem mostrador de potência, velocímetro e visor digital central com GPS. Não é preciso mudar marchas. Basta acelerar e frear. A direção exige braços mais fortes, pois não tem assistência hidráulica ou elétrica. A economia foi feita para reduzir peso e evitar roubo de energia. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Buggy verde, que faz curvas com desenvoltura e desenvolve bem nas retas. Só não foi possível testá-lo em subidas, em que o motor seria mais exigido. De qualquer forma, o FCC II é a prova de que podemos acreditar que em um futuro próximo teremos veículos mais silenciosos e menos poluentes em nossas ruas.
fonte: noticias.vrum.com.br
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