Audi A4 2.0 V6

Rafaela Borges | Fonte: Jornal da Tarde

Fotos: André Lessa/AEVersão de entrada tem motor de 183cv. Na frente, há faróis com LEDs: intensidade da luz é variável

Chamar a versão de entrada do Audi A4 de simples é algo que, definitivamente, não combina. Há simplificação em relação à topo, V6, mas ainda assim o sedã oferece luxo e desempenho para agradar até os mais exigentes. Ele não tem, por exemplo, a sofisticada central de dados da versão de topo. Mas sua tela central também é multifunções - dá para configurar rádio e, opcionalmente, modo de ação de alguns sistemas que permitem mudar o comportamento do carro.

O motor é o 2.0 e há duas opções de potência: 183 cv e 214 cv. Avaliamos a primeira, tabelada a R$ 148.764. São quase R$ 41 mil a menos que a V6, de 269 cv. E o desempenho do propulsor turbo chega a empolgar, especialmente nas retomadas. Ele conta com o precioso auxílio do câmbio Multitronic, continuamente variável, que se não tem a rapidez do S tronic (de dupla embreagem) do A3, se destaca pela quase ausência de trancos.

Atual geração chegou no fim de 2008 com desenho renovado

Com ele, o motor responde rápido se o motorista precisar ganhar velocidade. Também há opção de trocas sequenciais e isso pode ser feito por meio de aletas atrás do volante. Nesse modo, são oito as marchas simuladas.

Para acelerar de 0 a 100 km/h gastam-se 8,2 segundos, conforme a fabricante. Essa é a única situação em que o A4 parece ficar indeciso, o que resulta numa das raras situações em que as mudanças de marcha são perceptíveis. Mas nada que comprometa o conforto.

Acabamento tem nível de requinte pouco inferior ao da opção V6

Graças à eficiente suspensão, é mínima a transferência de imperfeições do solo para a cabine. A carroceria quase não oscila e o silêncio a bordo impressiona. Quem não conhece nossas rodovias pode até pensar que elas não são tão castigadas.

Se um sedã prima pelo conforto, este Audi também oferece esportividade. O A4 não tem tração traseira, como os BMW e Mercedes, mas vai muito bem nas curvas. Seu chassi equilibrado o deixa firme e o controle eletrônico de estabilidade ajuda.

Hastes atrás do volante trocam as marchas virtuais

Dos principais rivais, o BMW Série 3 parte de R$ 205 mil na versão 325 i, com 218 cv. Já o Mercedes-Benz C200, de 184 cv, tem tabela a partir de R$ 142.200.

Em nova geração, o A4 chegou ao Brasil no fim do ano passado primeiro na versão V6. A 2.0 veio logo em seguida.




Fonte: Portal Zap (acesso em 28/04/09)

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