Fiat 500 Abarth


Testamos com exclusividade a versão esportiva do Cinquecento que está à venda no país por R$ 175 mil

Michel Escanhola | Fonte: Jornal da Tarde

Foto: André Lessa/AEA opção apimentada da releitura do Fiat dos anos 50 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos

"Que carro é esse?", quis saber Alicinha Cavalcante, apontando para o modelo das fotos desta página. A bordo de um BMW X5, a promotora de festas da alta sociedade foi uma entre os vários curiosos que pararam para ver o 500 (cinquecento, em italiano). O carrinho, feito pela Fiat na Polônia, começa a ser vendido aqui até o fim do ano. Avaliamos, com exclusividade, a versão Abarth, que foi trazida por um importador independente e está à venda por R$ 175 mil.

Modelo tem 3,55 metros, 14 cm menos que um Mille

A opção esportiva não deve ser oferecida no País, mas chama muito a atenção. Com apenas 3,55 metros de comprimento (14 cm menor do que um Fiat Mille), ela traz rodas de 17", saída dupla de escape, para-choques exclusivos e adesivos nas laterais e no teto xadrez. Esportividade reforçada pelos 137 cv do motor 1.4 turbo, o mesmo de Linea e Punto T-Jet nacionais.

O PREÇO DA IMAGEM - Pelo valor deste Abarth dá para comprar, por exemplo, um Land Rover Discovery 3 4.0 V6, tabelado a R$ 165.900, ou um BMW 120 Cabrio (R$ 162.750), mas a exclusividade proporcionada pelo compacto da Fiat faz valer seu preço. Com excelente dirigibilidade, o modelo também acelera com vigor. Segundo a fabricante, o carrinho vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Traseira traz escape com saídas duplas e para-choque é exclusivo

A direção elétrica é muito leve (mais que a do Citroën C3), o que facilita as manobras, mas rouba um pouco da diversão em movimento. Ao pressionar a tecla "sport" no painel, tudo muda. O volante fica mais rígido e as respostas do motor, ariscas. O resultado é um verdadeiro foguete de bolso. Um manômetro indica o melhor momento para mudar de marcha.

A suspensão rígida e os pneus de perfil baixo sofrem no asfalto de nossas ruas, mas garantem ótima estabilidade. Impressiona a boa qualidade do acabamento e a ampla lista de itens de série, que inclui sete air bags.

Acabamento interno é caprichado e os comandos estão bem posicionados

A versão que será importada oficialmente é a Sport. Esta terá motor 1.4 de 100 cv e deverá custar cerca de R$ 70 mil.

UM ÍCONE DA RECUPERAÇÃO DA ITÁLIA APÓS A 2ª GUERRA - Criado por Dante Giacosa, que também é pai de ícones como o 600, o 500 foi lançado em 1957. Tinha motor dois-cilindros de 13 cv, pesava 470 kg e podia chegar a 85 km/h. No mesmo ano, mais precisamente três meses depois, surgiu a primeira versão Abarth, com 20 cv e 100 km/h de máxima.

Daí para frente, a divisão esportiva da Fiat não parou mais de preparar o carrinho, que tinha 2,97 metros de comprimento e 1,32 m de largura e altura. Vieram a versão cupê, desenhada pela Pininfarina e o 500 GT (1958). Em 1963 surgiram variantes ainda mais apimentadas, como o 595, o 695 e o 695 SS.

Dos modelos normais, o 500 F foi o primeiro a ter portas tradicionais ? até então elas se abriam ao contrário. O primeiro 500F surgiu em 1960 (o da foto abaixo foi fabricado em 1962).

Dezoito anos depois de seu lançamento e de quase 3,9 milhões de unidades produzidas, o 500 saiu de linha. E continua sendo considerado o maior ícone da recuperação da indústria automobilística italiana no pós-guerra.


Fonte: Portal ZAP (acesso em 27/04/09)


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