Avaliamos o Fiat Stilo em clima de despedida, pois o modelo deve sair de linha em 2010 para a chegada do Bravo. O sucessor também receberá o câmbio Dualogic, que realça o que o Stilo tem de melhor: conforto.
O câmbio automatizado traz comodidade ao hatch, mas também agrada quem prefere trocar marchas, pois pode funcionar no modo manual. Sua operação é parecida com a de um câmbio manual. O motorista faz as trocas no momento que quiser, mas apenas controla uma central eletrônica que comanda engrenagens eletro-hidráulicas instaladas sobre a transmissão. Não há pedal de embreagem, cujo funcionamento fica a cargo do computador, amenizando o sofrimento da perna esquerda do motorista no para-e-anda dos engarrafamentos.
Assista abaixo o vídeo com detalhes sobre o funcionamento do câmbio automatizado
RODANDO - O modo automático tira a esportividade do carro, além de gerar alguns solavancos, pois as trocas de marcha não são sutis. Em retomadas e acelerações, a resposta do câmbio demora e quando vem é bruta. Se você quiser explorar o desempenho do motor, o ideal é optar pelas trocas manuais, que garantem melhores arrancadas e transferem ao motorista a decisão sobre a marcha mais adequada à situação.
Segundo a Fiat, o desempenho e consumo do modelo com câmbio automatizado seguem os mesmos números da versão manual. O motor 1.8 gera 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool e tem torque de 17,8 kgfm (gasolina) e 18,5 kgfm (álcool). De acordo com a marca, o consumo médio com álcool, no modo manual, é de 8,2 km/l no ciclo urbano e 11,2 km/l na estrada. Mas, durante o teste na cidade, o computador de bordo registrou a média de 5,5 km/l.
Entre os pontos negativos está a suspensão macia demais, que não acompanha a agilidade proporcionada pela direção com assistência elétrica. Por dentro, o silêncio da cabine é interrompido por vibrações excessivas toda vez que se passa por obstáculos, buracos e ondulações na pista.
EQUIPAMENTOS - O Stilo Dualogic é rico em regalias. Com preço sugerido de R$ 53.361, o modelo traz de série ar-condicionado com saída independente para o assento traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, vidros elétricos, faróis e luzes traseira de neblina, piloto automático, rádio CD Player com leitor de MP3 e regulagem elétrica de altura dos faróis e dos retrovisores externos. O teto solar Sky Window com acionamento elétrico e cinco opções de abertura é vendido como opcional por R$ 7.247.
MERCADO - O Stilo é comercializado em cinco versões: 1.8, 1.8 Dualogic, Sporting, Sporting Dualogic e Blackmotion, versão lançada no início de março. Segundo pesquisa do ZAP, o Stilo ano-modelo 09/09 pode ser encontrado por até R$ 3 mil abaixo do preço sugerido. Na versão 2010 os descontos não passam de R$ 1 mil.
Segundo dados da Fenabrave, o hatch médio da Fiat fechou 2008 com 16.325 unidades comercializadas, ocupando o 4º lugar no ranking de vendas do segmento, atrás do Volkswagen Golf (3º), Chevrolet Vectra (2º) e Fiat Punto (1º). Na primeira quinzena de março o Stilo caiu para a quinta posição.
Fonte: Portal Zap
Comentários