Modesto, Prisma 1.0 é um tanto devagar

Sedã parte de R$ 28.386 e se comporta como um Celta

Fotos: André Lessa/AEVisual não mudou e é praticamente o mesmo desde 2006, quando o modelo chegou ao mercado. Motor1.0, herdado do Corsa, rende até 78 cv

Depois de Celta e Classic, a Chevrolet decidiu dar ao Prisma o motor 1.0 VHCE, de até 78 cv, o mesmo que era utilizado no Corsa Sedan 1.0, que já saiu de linha. Esse propulsor é a principal novidade na linha 2009 do sedã, que já está à venda por R$ 28.386 na versão de entrada, Joy. Ele pode ser o primeiro passo para a aposentadoria do Classic.

Além do novo motor, o Prisma passa a contar de série com acelerador eletrônico, terceira luz de freio e tanque de 54 litros (antes eram 47,8 l). As principais diferenças ante o Classic são o protetor de cárter, sistema de ar quente e rodas de 14".

O modelo avaliado era da versão Maxx, cujo preço de tabela parte de R$ 29.500. Ela traz, entre outros itens, a direção hidráulica. O Classic com os mesmos itens é tabelado em R$ 27.446.

RODANDO - Com os mesmos 921 kg do Prisma 1.4, o 1.0 vai bem no trânsito urbano, comportando-se como um Celta 1.0, apesar de o hatch ser 61 kg mais leve. Mas não espere encontrar no 1-litro o desempenho do sedã 1.4, de até 97 cv. Enquanto a opção mais fraca leva 14,3 segundos para acelerar dos 0 a 100 km/h, a outra precisa de apenas 10,9 s, conforme a fábrica. Os números consideram o tanque com 100% de álcool.

É difícil ganhar velocidade, ainda mais com o porta-malas carregado. Aos 70 km/h, em quinta marcha, o conta-giros já está acima dos 2.500 rpm. Outros pontos fracos são volante torto e acabamento simplório.

CONCORRÊNCIA INTERNA - Ainda não há informações oficiais sobre o fim do Classic, mas isso pode ocorrer a qualquer momento. Nas revendas, a diferença de preço entre os dois modelos é de cerca de R$ 1.500. Enquanto algumas oferecem o Prisma por R$ 27 mil, o Classic tem descontos tímidos sobre sua tabela, que parte de R$ 25.379.


Fonte: Michel Escanhola | Jornal da Tarde / [ Portal Zap ]

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