Ônibus???

Caderno de Veículos - Estado de Minas


Fabricante da Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, desenvolveu ônibus que transporta 50 pessoas e roda com desenvoltura tanto na terra como em lagos e trechos de mar

Fotos: Amphicoach/Divulgação
Em ambiente aquático, o veículo recolhe suas rodas, para ter melhor hidrodinâmica

Aproveitando a nova onda de carros cada vez mais diferentes, a montadora maltesa Amphicoach decidiu apostar num veículo que vem com a proposta de aposentar as famosas balsas. Trata-se do Amphibus, que traz todos os atributos necessários para trafegar em terra e mar, além de atender todas as normas impostas pela União Europeia para rodar nesses dois tipos de ambientes.

O coletivo anfíbio transporta cerca de 50 pessoas sentadas e ainda oferece aos passageiros todo o luxo de um ônibus de viagem, com televisões de cristal líquido e aparelhos de DVD. Mas não é só conforto que o ônibus oferece. Os engenheiros da Amphicoah desenvolveram o veículo anfíbio também com ênfase na segurança, equipado-o com navegador GPS, freios a disco com ABS e piloto automático. O ônibus tem também coletes salva-vidas; cintos de segurança; sistema contra incêndio; sensores visuais e sonoros, para melhor monitoramento; botes infláveis; e, é claro, um kit médico completo. Seu "casco" é feito de material composto de alumínio, o Hydro 5083, considerado o mais adequado para este tipo de veículo, devido ao peso, força e qualidade.




Rodas recolhidas

Com motor que desenvolve potências entre 250 cv e 300 cv, o Amphibus atinge, em terra, a velocidade de 112 km/h; que, na água, sua capacidade é bem reduzida e ele trafega no máximo a 20 km/h. Em ambiente aquático, o ônibus recolhe suas rodas, para ter uma melhor hidrodinâmica do seu casco, e, para se locomover, utiliza uma espécie de propulsor a jato, desenvolvido especialmente para o modelo, por um fabricante de turbina de aviões a jato. Trata-se de um sistema elétrico que, segundo o fabricante, não polui e ainda é bastante silencioso. A recarga de energia se dá por meio de um poderoso sistema alternador, que faz com que o ônibus não perca potência para rodar em terra firme.

Amphibus usa um tipo de propulsor a jato, desenvolvido por um fabricante de turbinas de aviões especialmente para o modelo

Segundo a montadora, por enquanto, o Amphibus não será produzido em larga escala, já que para isso vir a ocorrer, é necessário, primeiramente, chamar a atenção de investidores, uma vez que o custo de sua produção é elevado. Até agora, foi feito apenas um lote do produto e o preço do mesmo já está definido: 280 mil libras esterlinas (cerca de R$ 905 mil). O veículo, seguro e de fácil operação, aparece com o objetivo de conquistar um lugar num mercado que ainda não é totalmente aberto aos chamados "carros verdes". Em tempos de aquecimento global e enchentes como os de hoje, o Amphibus chega como uma possível solução.






Fonte: noticias.vrum.com.br

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