Enio Greco - Estado de Minas
Os modelos de grande porte são cada vez mais inadequados para os centros urbanos e com isso ganham espaço os veículos compactos, para quatro ou dois ocupantes
| Malagrine Estudio/Mercedes/Divulgação / BMW/Divulgação |
| Smart Fortwo é um dos mais compactos, com capacidade para apenas duas pessoas. Lançado em 1959, Mini Cooper teve nova geração em 2006, ganhando aspecto mais moderno, sem perder estilo retrô, que garante sucesso |
Crise mundial, poluição descontrolada, cidades sufocadas pela grande quantidade de veículos nas ruas e montadoras à beira da falência. Em meio a esse cenário tenebroso, a indústria automobilística mundial busca uma saída para a mobilidade nos grandes centros urbanos. A prática tem mostrado que os carrões de dimensões exageradas, com motores que consomem horrores e poluem em dobro, estão fora da nova ordem mundial. O bacana agora é carro pequeno, barato e, de preferência, movido por motor elétrico, com nível zero de emissão de poluentes.
Os micro e minicarros já são realidade, principalmente na Europa, Estados Unidos e Ásia, com várias opções para a escolha do consumidor. Em geral, são veículos com pouco mais de três metros de comprimento, ou até menos, ideais para solucionar o problema de falta de espaço nos grandes centros urbanos. Japoneses, chineses e coreanos são especialistas no assunto, mas algumas marcas europeias também estão investindo no segmento, que parece ter futuro promissor.
Os micro e minicarros já são realidade, principalmente na Europa, Estados Unidos e Ásia, com várias opções para a escolha do consumidor. Em geral, são veículos com pouco mais de três metros de comprimento, ou até menos, ideais para solucionar o problema de falta de espaço nos grandes centros urbanos. Japoneses, chineses e coreanos são especialistas no assunto, mas algumas marcas europeias também estão investindo no segmento, que parece ter futuro promissor.
Entre os modelos japoneses vale citar o Nissan Nuvu, com três metros de comprimento e motor elétrico; o Suzuki Alto, de 3,50m e propulsor 1.0; o Mitsubishi I, com propulsão híbrida e capacidade para quatro ou cinco ocupantes; e o Toyota iQ, de 2,99m, que pode levar três adultos e uma criança ou apenas dois passageiros com compartimento de bagagem.
Na China, são produzidos modelos como o Byd Fo, de 3,46m e motor 1.0; e o Chery QQ, de 3,55m e motor de 800 cm³. Mas a coqueluche do momento é o indiano Tata Nano, de 3,10m de comprimento, motor de 623 cm³ e 33 cv, do qual já foi encomendado mais de um milhão de unidades. Trata-se do carro mais barato do mundo, com preço a partir de US$ 2 mil. Existem também opções coreanas, como o Hyundai i10, uma releitura do Atos, com 3,56m e motor 1.1 de 66 cv, além do Kia Picanto, de 3,53m, com versões 1.0 e 1.1.
Na China, são produzidos modelos como o Byd Fo, de 3,46m e motor 1.0; e o Chery QQ, de 3,55m e motor de 800 cm³. Mas a coqueluche do momento é o indiano Tata Nano, de 3,10m de comprimento, motor de 623 cm³ e 33 cv, do qual já foi encomendado mais de um milhão de unidades. Trata-se do carro mais barato do mundo, com preço a partir de US$ 2 mil. Existem também opções coreanas, como o Hyundai i10, uma releitura do Atos, com 3,56m e motor 1.1 de 66 cv, além do Kia Picanto, de 3,53m, com versões 1.0 e 1.1.
No mercado europeu, a Volkswagen prepara a família Up!, composta por um hatch e um monovolume compactos, com lançamento previsto para o fim de 2010. A Citroën tem o C1, desenvolvido em parceria pelo grupo PSA (Citroën/Peugeot) e a Toyota Motor Corporation, produzido na República Tcheca, com 3,43m e opções de motores 1.0 a gasolina e 1.4 a diesel. O modelo da Peugeot para esse segmento é o 107, com 3,43m e motores 1.0 e 1.4. A marca francesa Venturi tem o supercompacto Eclectic, um três lugares com motor elétrico e apenas 2,78m de comprimento. Nos EUA, até a General Motors, acostumada a fazer carrões com motores V6 e V8, se rendeu aos compactos. A marca Chevrolet tem o Spark e o Matiz, modelos com cerca de 3,50m de comprimento, equipados com motores de baixa cilindrada.
| Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 14/5/09 / Reva/Divulgação |
| O simpático Fiat 500, com 3,54m, desembarca no Brasil no início do segundo semestre. O Reva-I, também feito na Índia, é um 2+2 de 2,64m, equipado com tração elétrica |
Para o Brasil
Modelos de dimensões reduzidas já estão disponíveis no Brasil, mas com preços salgados
A onda de minicarros começa a chegar também ao Brasil. A BMW já está trazendo para o nosso mercado o Mini Cooper, modelo lançado em 1959 e que foi reestilizado em 2006. Tem 3,70m de comprimento e chega com motor 1.6 em duas versões, aspirado e turbo, com preços que vão de R$ 92.500 a R$ 129.500.
A Daimler traz o Smart Fortwo, modelo de 2,69m de comprimento, comercializado com motor três cilindros de 999cm³ e câmbio automatizado de cinco velocidades. É vendido na carroceria cupê por R$ 57.900 e cabriolet por R$ 64.900. Outro modelo desse segmento que vai desembarcar no Brasil, no início do segundo semestre, é o Fiat 500, que foi reestilizado em 2007. Tem 3,54m de comprimento e vai chegar com motor 1.4 de 100 cv e preços entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.
Os três modelos são vendidos no mercado europeu por preços que vão de 10 mil euros (R$ 29 mil) a 25 mil euros (R$ 72 mil), dependendo da versão. O Smart é o mais compacto, mas tem capacidade para apenas duas pessoas, enquanto os outros dois levam quatro. No quesito emissão de CO², o Smart também é o melhor, com 116 g/km, contra 156 g/km do Mini e 149 g/km do Fiat 500. Mas o mais curioso é saber que o Tata Nano supera os três, com emissão de CO² de 101 g/km. É só esperar que o indiano vem aí, poluindo menos e sendo mais barato.
Se a opção é um compacto com motor elétrico, já está sendo comercializado no Brasil o Reva-i, um minicarro feito por empresa também indiana e que é importado pela CAM Br, ligada ao grupo espanhol Endesa. O modelo tem 2,64m de comprimento e configuração 2 2, ou seja, leva dois adultos e duas crianças. É vendido por cerca de R$ 57 mil.
Texto: Portal Vrum (acesso 26/05/09)
Modelos de dimensões reduzidas já estão disponíveis no Brasil, mas com preços salgados
A onda de minicarros começa a chegar também ao Brasil. A BMW já está trazendo para o nosso mercado o Mini Cooper, modelo lançado em 1959 e que foi reestilizado em 2006. Tem 3,70m de comprimento e chega com motor 1.6 em duas versões, aspirado e turbo, com preços que vão de R$ 92.500 a R$ 129.500.
A Daimler traz o Smart Fortwo, modelo de 2,69m de comprimento, comercializado com motor três cilindros de 999cm³ e câmbio automatizado de cinco velocidades. É vendido na carroceria cupê por R$ 57.900 e cabriolet por R$ 64.900. Outro modelo desse segmento que vai desembarcar no Brasil, no início do segundo semestre, é o Fiat 500, que foi reestilizado em 2007. Tem 3,54m de comprimento e vai chegar com motor 1.4 de 100 cv e preços entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.
Os três modelos são vendidos no mercado europeu por preços que vão de 10 mil euros (R$ 29 mil) a 25 mil euros (R$ 72 mil), dependendo da versão. O Smart é o mais compacto, mas tem capacidade para apenas duas pessoas, enquanto os outros dois levam quatro. No quesito emissão de CO², o Smart também é o melhor, com 116 g/km, contra 156 g/km do Mini e 149 g/km do Fiat 500. Mas o mais curioso é saber que o Tata Nano supera os três, com emissão de CO² de 101 g/km. É só esperar que o indiano vem aí, poluindo menos e sendo mais barato.
Se a opção é um compacto com motor elétrico, já está sendo comercializado no Brasil o Reva-i, um minicarro feito por empresa também indiana e que é importado pela CAM Br, ligada ao grupo espanhol Endesa. O modelo tem 2,64m de comprimento e configuração 2 2, ou seja, leva dois adultos e duas crianças. É vendido por cerca de R$ 57 mil.
Texto: Portal Vrum (acesso 26/05/09)
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