Peugeot 308 CC - Refresco quente

Paulo Eduardo - Estado de Minas

Modelo com características de cupê e conversível esbanja charme com linhas bonitas e marcantes. Airbags laterais para cabeça, sopro de ar na nuca e motor são destaques

Fotos: Peugeot/Divulgação
Para-brisa bastante inclinado favorece aerodinâmica e a tradicional entrada de ar bastante aberta, o bocão, com faróis alongados em forma de gota


De Dubrovnik, Croácia -
Conversíveis são a pérola da gama de qualquer modelo. Cobiçados pelos adoradores das quatro rodas, são mais adequados ao clima frio do que ao tropical. Mas o charme conquista à primeira vista, apesar do comprimento um pouco exagerado para conversível médio. O 308 CC sucede o 307 CC e ainda não há data para ser importado oficialmente para o Brasil. Linhas musculosas, pouca altura e pára-brisa aerodinâmico se evidenciam com a capota arriada. São necessários apenas 20 segundos para transformar o cupê em conversível na operação realizada a 12 km/h.

Lanternas traseiras com diodos realçam o visual da traseira. Tela de GPS se destaca na parte superior do painel central. Dispositivo que solta ar quente na nuca fica nos apoios de cabeça dianteiros

As lanternas traseiras de diodos vermelhos arrematam o conjunto. Os bancos dianteiros forrados em couro têm aquecedor de nuca na base dos apoios de cabeça, que são integrados. Dispositivo muito útil no clima frio e que ajuda a manter a capota arriada. O espaço interno é bom para ocupantes da frente e no banco traseiro limitado para pernas, é mais apropriado para adultos de baixa estatura e crianças.

O 308 roda macio no asfalto liso e com os vidros levantados ou abaixados conversa-se tranquilamente. O trabalho acústico foi bem-feito. Mas as superfícies irregulares são transferidas para o habitáculo. Nesta situação, a calibragem da suspensão é seca. O comportamento dinâmico é previsível e sem sustos nas estradas estreitas, sinuosas e cinematográficas de Dubrovnik. O volante forrado em couro tem ótima pega e a direção eletro-hidráulica está bem calibrada. De acordo com o fabricante, a rigidez torcional é resultado do aprendizado neste tipo de carroceria.

Se o carro agrada, o desempenho mais ainda. O motor 1.6 turbo a gasolina, com injeção direta, responde rapidamente aos comandos do acelerador e proporciona desempenho excelente. O torque máximo se dá em rotação muito baixa. Por isso, a dirigibilidade torna-se agradável em qualquer situação. O câmbio de seis marchas tem engates precisos e macios.

O 308 CC conquistou 36 das 37 estrelas possíveis no teste de impacto do instituto europeu EuroNcap. O que evidencia a ênfase em segurança.


Ficha técnica

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 1.6 turbo
Posição Dianteiro
Cilindrada (cm3) -
Válvulas -
Diâmetro/Curso (mm) -
Taxa de compressão -
Potência (cv/rpm) 150 a 5800
Torque (mkgf/rpm) 24,5 a 1.400
Combustível Gasolina
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,40
Largura (m) 1,81
Altura (m) 1,43
Entre-eixos (m) 2,60
Porta-Malas (l) 430 e 226 (sem capota)
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 9,8
Velocidade máxima (km/h) 215


Fonte: Peugeot / Portal Vrum

Comentários