Audi Q5 - A nova aposta da Audi

Andamos no novo crossover da marca alemã. Modelo tem sistemas inéditos no Brasil para brigar com BMW X3
Fotos: Divulgação

Se a Audi tivesse um único modelo no mercado, como ele seria? Esse foi o questionamento feito pela marca à equipe de design. A resposta é o Q5. Um utilitário esportivo menor que o Q7, já à venda no Brasil em quatro versões. Duas são equipadas com o motor 2.0 Turbo, partindo de R$ 205.840, e duas com o V6 3.2 cujo preço começa em R$ 263.300.

VISUAL- Visto de longe, o Q5 não parece um utilitário-esportivo. Com o perfil mais baixo, trata-se de um crossover, que mistura características de carrocerias distintas. No caso, o jeitão de SUV e dirigibilidade de hatch.

A novidade apresenta linhas mais arredondadas e faróis e retrovisores externos compostos por fileiras de leds, sistema de iluminação que a Audi vem utilizando nos últimos anos. As rodas de liga leve podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas. Há seis opções de cores e o interior traz três tipos de estofamento, combinando com a tapeçaria e console.

À BORDO - Conforto e tecnologia estão presentes em todos os cantos da cabine. O acabamento é de excelente qualidade, com revestimento emborrachado, detalhes cromados e teto revestido em espuma. A comodidade é outro ponto alto do Q5. Destaque para o sistema de entretenimento que permite o gerenciamento do ar-condicionado, relógio, temperatura externa e dos sistemas de som e de estacionamento. Tudo é controlado por meio de uma tela de 6,5 polegadas localizada no centro do painel de instrumentos.

O espaço interno é apenas razoável, considerando os 4,69 m de comprimento e entreeixos de 2,80 m , o maior da categoria, segundo a Audi. A fileira de trás acomoda bem três passageiros, desde que um deles seja uma criança. De acordo com a fabricante, a capacidade do porta-malas é de 540 litros. Com os bancos rebatidos, sobe para 1.560 l.

NO ASFALTO - A suspensão firme deixa o carro a mão, ao mesmo tempo em que garante um rodar macio. O ruído do motor 2.0 Turbo de 214 cv é quase imperceptível dentro da cabine. Agrada muito também o desempenho do propulsor, aliado ao novo câmbio automatizado de sete velocidades. A quantidade de marchas permite que o trem de força impulsione o carrão em baixas rotações. Aos 100 km/h, o conta-giros marca 2.000 rpm. Isso possibilita também maior economia de combustível.

Segundo a marca, o consumo médio é de 10,6 km/l e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Na versão 3.2 V6, de 269 cv, essa marca é de 6,9 s. A agilidade do modelo é reforçada pela dupla embreagem ? uma para as marchas pares e outra para as ímpares ? que faz com que o carro esteja sempre com a próxima marcha pronta para engatar e evita perda de força nas trocas. Outra vantagem é reduzir o tempo necessário para a mudança, tornando a passagem de marchas quase imperceptível.

FORA DE ESTRADA - Para a prática off-road o Q5 vem equipado, em todas as versões, com tração integral nas quatro rodas. O programa eletrônico de estabilidade (ESP) traz um novo sistema que identifica, por meio de um sensor, quando, por exemplo, um rack é montado no teto do veículo e faz as alterações no centro de gravidade. Outra novidade é a função que mantém a velocidade programada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas íngremes. Testamos o sistema, em uma rampa com inclinação de quase 90º e, sem pressionar o pedal do freio ou do acelerador, o carro teve sua velocidade reduzida durante a descida até parar por completo em um plano reto.

Entre os sistemas opcionais há o piloto automático adaptativo, que mantém a distância (estipulada pelo motorista) do veículo à frente e o Audi Drive Select, que permite três tipos de condução (Comfort, Auto e Dynamic). Outro item oferecido como opcional é o teto solar com acionamento e ajustes elétricos que se estende por o teto do Q5.

*A repórter viajou a convite da Audi


Fonte: Portal Zap

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