GM Camaro X Dodge Challenger X Ford Mustang

Os três lendários esportivos norte-americanos se encontram para a tão esperada briga

Trinta e cinco anos atrás, a palavra “Watergate” deixou de ser conhecida como um prédio de apartamentos em Washington para se transformar na cobertura de uma investigação que envolveu o governo norte-americano. O escândalo acabou virando um filme em que os atores Robert Redford e Dustin Hoffman não se pareciam nada com os repórteres envolvidos na história real. Esse ano de 1974 também ficou marcado como o último momento, em décadas, que as ruas do país ianque estavam orgulhosas de ter as versões mais cobiçadas dos três emblemáticos cupês esportivos fabricados pelas tradicionais fabricantes da terra do tio Sam: Chevy Camaro SS, Dodge Challenger R/T e Mustang GT.

Apesar da onde verde que invade os escritórios da nova indústria automotiva norte-americana, esse trio está de volta. Aqueles tempos de gasolina barata, leis de emissões bem mais brandas e extravagâncias se foram, mas as novas gerações dos cupês Camaro, Challenger e Mustang ainda continuam sendo conhecidas apenas pelo nome sem precisar citar a marca. O que também não mudou é o alto grau de confiabilidade desses modelos e a legião de fãs, que é comparável apenas aos que acompanham o Super Bowl, a famosa final do campeonato de futebol americano. Reunir os três esportivos para um comparativo nos Estados Unidos é o mesmo que para nós brasileiros uma final entre Brasil e Argentina.

Mas nós gostamos desse fanatismo. Por isso resolvemos colocar os três carros juntos, com tudo que temos direito, mas apenas um vencedor. Há pontos em comum entre eles: são cupês de duas portas, com porta-malas salientes e motores V8 com tração traseira e câmbio manual. Além disso, todos têm preços mais ou menos próximos e o mesmo DNA de dinossauro.

Vistos de qualquer ângulo, os três mostram toques de nostalgia

Dos três, o Mustang, claro, tem uma jornada mais longa. Depois do sucesso que fez nos 60, o cupê da Ford tornou-se o anêmico Mustang II dos 80, que teve apenas algum apelo quando a modelo Farah Fawcett Majors dirigiu um com os olhos fechados. Mas, o Mustang renasceu com fôlego renovado. Essa versão 2010 agrada, seja pelo desenho bem resolvido, ou por causa do interior completamente novo, ou ainda pela força do motor V8 de 315 cavalos (o mesmo da versão Bullit).

No ano passado, a Dodge resolveu ressuscitar o Challenger, que saiu de linha em 1974. E manteve aquele olhar de poucos amigos da versão original, que estrelou no filme “Vanishing Point” em cenas de alta velocidade. Na versão R/T, vem com motor 5.7 Hemi e câmbio manual de seis marchas.

Da esquerda para a direita: Mustang, Challenger e Camaro.

Mas o mais novo cupê do trio é o recém-lançado Camaro da nova geração. Deixou de ser fabricado pela GM em 2002 e agora volta com uma plataforma completamente nova, mas sem abandonar suas raízes e com linhas estilosas assinadas pelo sul-coreano Sang Yup Lee. Na versão SS, conta com um V8 de 426 cv e rodas de aro 20 polegadas que escondem parte dos freios Brembo com pinças de quatro pistões.

Escolhemos como palco da batalha as estradas sinuosas de San Diego. Acompanhe o que nossos editores de testes anotaram em seus blocos de anotações sobre os três cupês.

Fonte: Texto extraído do AutoEsporte acesso em 22/07/09. O texto não foi modificado e todos os direitos são reservados aos seus autores.


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