Kia Soul por enquanto apenas 700 unidades estão no Brasil

Apenas cerca de 700 unidades do coreano Kia Soul já estão em solo brasileiro. Por isso, ainda será difícil encontrá-lo circulando por aí, mas o modelo tem qualidades para inverter essa realidade. O número refere-se apenas ao primeiro lote vindo da Coréia, pois a montadora espera colocar nas ruas três mil carrinhos até o final deste ano.


O formato inusitado do Soul torna difícil a tarefa de encaixa-lo numa categoria. É um hatch? Multivan? Monovolume? Pelas fotos parece um compacto. Ao vivo, parece mais imponente. Ao volante, agrada pela facilidade de dirigir e espaço interno generoso – com exceção do porta-malas. A novidade tem 4,1 metros de comprimento (o EcoSport tem 14 cm a mais) e 1,61 m de altura (o VW CrossFox tem 3 cm a mais por conta das barras no teto). No bagageiro, o volume é de 340 litros (o Fiat Idea tem 380 l).

Números à parte, a impressão de quem está no interior é de que parece um carro maior, principalmente para os ocupantes de trás, com espaço de sobra para a cabeça – mérito da carroceria com linhas quadradas.

O caixote coreano tem no visual o seu maior destaque. Lanternas dianteiras e traseiras inspiradas, um elegante vinco em baixo relevo nas laterais e discretas entradas de ar na dianteira. Por dentro, o design também se impõe. E com uma vantagem: os botões do painel são belos e bem posicionados. A aparência é simples, mas a textura dos plásticos agrada e o acabamento é de alto nível. O encosto de cabeça dos assentos da frente pode melhorar, pois pressiona a cabeça dos ocupantes e atrapalha um pouco para dirigir.

A direção com assistência eletrohidráulica facilita manobras e deixa o volante leve como se estivesse solto da caixa de direção. Na estrada, filtra com eficiência as irregularidades do solo, impedindo que as vibrações sejam transferidas para o motorista. Próximo à alavanca de câmbio há entradas auxiliares para tocadores de MP3 e uma porta USB. O toca-discos é item de série.

Cinco versões chegam inicialmente ao Brasil, todas equipadas com motor 1.6 16V de 124 cavalos. Macio ao rodar, tem duplo comando e válvulas de abertura variável. Três configurações equipadas com câmbio manual e duas com transmissão automática estarão à venda. O preço sugerido para o modelo de entrada é de R$ 51.490, mas vai a R$ 59.900 no topo de linha. A opção automática faz o valor partir de R$ 60.900. Todos os modelos vêm de série com ar-condicionado, air bags, toca-discos com comando no volante, rodas de liga leve de 16 polegadas e freios ABS.

Fonte/Fotos: Portal Zap

Comentários