Boris Feldman - Estado de Minas
Quando apresentou, em 2007, o novo GT-R, a Nissan explicou que era um automóvel para "qualquer um, em qualquer momento e em qualquer lugar".
Certíssimo. Seu estilo agressivo não deixa margem à dúvida de que se trata de um feroz esportivo. Mas eu me assustei ao acelerar a fera: olha que já dirigi Ferraris e Porsches "bravas", mas nada que acelere até 100 km/h em 3,5 segundos.
A gosto Até aí, não é muito complicado: basta colocar um motor potente (V6, dois turbos, 485 cv) numa carroceria de peso razoável (1.750 kg). O difícil é conciliar o desempenho de "supercar" com a docilidade e o conforto para ir fazer compras no supermercado. O que a Nissan fez com perfeição, pois usou inteligentemente a eletrônica para deixar o GT-R a gosto do freguês: comandos no painel regulam a firmeza da suspensão, os controles de tração, estabilidade e motor. Mude o botão de "Confort" para "Race" e você estará ao volante de um carro de competição. Que só leva, com conforto, duas pessoas. No banco traseiro, nem criança...
Fonte: Portal Vrum / Nissan
Principal dilema da Nissan era deixar fera dócil no centro urbano e ao mesmo tempo sem limites na estrada. Porta-malas é pequeno e no banco traseiro, nem criança
| Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 19/5/09 |
Quando apresentou, em 2007, o novo GT-R, a Nissan explicou que era um automóvel para "qualquer um, em qualquer momento e em qualquer lugar".
Certíssimo. Seu estilo agressivo não deixa margem à dúvida de que se trata de um feroz esportivo. Mas eu me assustei ao acelerar a fera: olha que já dirigi Ferraris e Porsches "bravas", mas nada que acelere até 100 km/h em 3,5 segundos.
A gosto Até aí, não é muito complicado: basta colocar um motor potente (V6, dois turbos, 485 cv) numa carroceria de peso razoável (1.750 kg). O difícil é conciliar o desempenho de "supercar" com a docilidade e o conforto para ir fazer compras no supermercado. O que a Nissan fez com perfeição, pois usou inteligentemente a eletrônica para deixar o GT-R a gosto do freguês: comandos no painel regulam a firmeza da suspensão, os controles de tração, estabilidade e motor. Mude o botão de "Confort" para "Race" e você estará ao volante de um carro de competição. Que só leva, com conforto, duas pessoas. No banco traseiro, nem criança...
Mecânica
Anda muito. Mas para também, e como: freios a disco Brembo nas quatro rodas de 20", com enormes pinças de seis pistãos na frente, quatro atrás. Para melhor equilíbrio de peso, a caixa de marchas vai na traseira, junto ao diferencial. Para ajudar nessa distribuição, o carro tem partes em fibra de carbono, alumínio e chapas de aço especial. Tração nas quatro rodas e caixa de seis marchas do tipo "DSG" com embreagem dupla (como no Passat e Porsche). Assim como o câmbio, a suspensão é também o estado da arte: braços triangulares duplos na frente, multibraços na traseira.
Anda muito. Mas para também, e como: freios a disco Brembo nas quatro rodas de 20", com enormes pinças de seis pistãos na frente, quatro atrás. Para melhor equilíbrio de peso, a caixa de marchas vai na traseira, junto ao diferencial. Para ajudar nessa distribuição, o carro tem partes em fibra de carbono, alumínio e chapas de aço especial. Tração nas quatro rodas e caixa de seis marchas do tipo "DSG" com embreagem dupla (como no Passat e Porsche). Assim como o câmbio, a suspensão é também o estado da arte: braços triangulares duplos na frente, multibraços na traseira.
| Aerofólio traseiro condiz com o espírito esportivo do Nissan, equipado com rodas aro 20 e pneus de perfil muito baixo. Comandos na telinha mandaram computador de bordo para o museu.Motor V6 biturbo faz GT-R voar baixo. Entradas de ar realçam esportividade |
Dispensável lembrar que ele tem tudo de segurança, desde dezenas de letrinhas nos freios, suspensão, direção e câmbio até os airbags, espalhados por todo o carro.
Painel
Quarenta e oito milhões de pessoas já tinham dirigido o GT-R antes mesmo de seu lançamento, em 2007: ele já era a atração do videogame Playstation (Gran Turismo) da Sony. E foi a própria Sony que desenvolveu seu display supermoderno no centro do painel: na telinha desfilam dezenas de funções eletronicamente. Tem pressão e temperatura de água e óleo, turbinas, força centrípeta, frenagem, aceleração, consumo e dezenas de outras. É só comandar que aparece na tela. Computador de bordo foi para o museu.
Chapéu
Tem-se que tirar o chapéu para os engenheiros da Nissan: conciliar um carro que chega aos 200 km/h em 10,9 segundos e passa dos 300 km/h de máxima com a extrema suavidade ao rodar maneiro no trânsito urbano é tarefa ingrata. E não se esqueceram do porta-malas: apesar de esportivo, cabe a bagagem de duas pessoas. Ou as compras do supermercado...
Mais rápido do mundo de série
Carros artesanais têm desempenho incrível, mas é coisa rara modelo produzido em larga escala deixar Ferrari e Porsche para trás e chegar a 100 km/h em 3,5 segundos
Tem carro esportivo que joga você contra o banco ao acelerar. É pouco para descrever a arrancada do GT-R: ele "prega" o motorista no encosto. E se você pisar para valer no freio, precisa do cinto de segurança para segurar motorista e passageiro. A estabilidade dispensa comentário: com a suspensão que tem, a distribuição de peso (53%/47%), tração nas quatro rodas e pneus especiais, ele anda grudado no asfalto. Único senão: a tração integral perturba nas manobras de estacionamento, "segurando" um pouco o carro.
Painel
Quarenta e oito milhões de pessoas já tinham dirigido o GT-R antes mesmo de seu lançamento, em 2007: ele já era a atração do videogame Playstation (Gran Turismo) da Sony. E foi a própria Sony que desenvolveu seu display supermoderno no centro do painel: na telinha desfilam dezenas de funções eletronicamente. Tem pressão e temperatura de água e óleo, turbinas, força centrípeta, frenagem, aceleração, consumo e dezenas de outras. É só comandar que aparece na tela. Computador de bordo foi para o museu.
Chapéu
Tem-se que tirar o chapéu para os engenheiros da Nissan: conciliar um carro que chega aos 200 km/h em 10,9 segundos e passa dos 300 km/h de máxima com a extrema suavidade ao rodar maneiro no trânsito urbano é tarefa ingrata. E não se esqueceram do porta-malas: apesar de esportivo, cabe a bagagem de duas pessoas. Ou as compras do supermercado...
Mais rápido do mundo de série
Carros artesanais têm desempenho incrível, mas é coisa rara modelo produzido em larga escala deixar Ferrari e Porsche para trás e chegar a 100 km/h em 3,5 segundos
Tem carro esportivo que joga você contra o banco ao acelerar. É pouco para descrever a arrancada do GT-R: ele "prega" o motorista no encosto. E se você pisar para valer no freio, precisa do cinto de segurança para segurar motorista e passageiro. A estabilidade dispensa comentário: com a suspensão que tem, a distribuição de peso (53%/47%), tração nas quatro rodas e pneus especiais, ele anda grudado no asfalto. Único senão: a tração integral perturba nas manobras de estacionamento, "segurando" um pouco o carro.
Preço
O melhor da festa é seu preço. Como bom japonês, ele derruba seus concorrentes em desempenho, acabamento e conforto, mas custa menos que a metade que de Porsche GT ou uma Ferrari V-12. E cinco vezes menos que um Mercedes Mc Laren. Entre os super esportivos, a melhor relação custo/benefício do mundo.
O Nissan GT-R não é importado oficialmente para o Brasil, mas lojas independentes e algumas concessionárias Nissan (como a Misaki, de Belo Horizonte) vendem o modelo.
O melhor da festa é seu preço. Como bom japonês, ele derruba seus concorrentes em desempenho, acabamento e conforto, mas custa menos que a metade que de Porsche GT ou uma Ferrari V-12. E cinco vezes menos que um Mercedes Mc Laren. Entre os super esportivos, a melhor relação custo/benefício do mundo.
O Nissan GT-R não é importado oficialmente para o Brasil, mas lojas independentes e algumas concessionárias Nissan (como a Misaki, de Belo Horizonte) vendem o modelo.
Ficha técnica
| Características | |
| Motor | |
| Tipo | Seis cilindros em V, 3.8 biturbo |
| Posição | Dianteiro |
| Cilindrada (cm3) | 3.799 |
| Válvulas | - |
| Diâmetro/Curso (mm) | - |
| Taxa de compressão | - |
| Potência (cv/rpm) | 485 a 6.400 |
| Torque (mkgf/rpm) | 60 a 3.200 |
| Combustível | Gasolina |
| Suspensão | |
| Dianteira | Triângulos transversais duplos |
| Traseira | Multibraços |
| Direção | |
| De pinhão e cremalheira, com assistência eletrohidráulica | |
| Freios | |
| Dianteiros | Discos ventilados, com ABS |
| Traseiros | Discos ventilados, com ABS |
| Rodas/Pneus | |
| 255/40 R20 (dianteiro) e 285/35 R20 (traseiro) | |
| Dimensões e Capacidades | |
| Comprimento (m) | 4,65 |
| Largura (m) | 1,90 |
| Altura (m) | 1,37 |
| Entre-eixos (m) | 2,78 |
| Peso (kg) | 1.750 |
| Desempenho | |
| 0 a 100 km/h (s) | 3,5 |
| Velocidade máxima (km/h) | 332 |
Fonte: Portal Vrum / Nissan
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