Audi Q5 bate Mercedes GLK nos detalhes

Eles são as novas caras entre os utilitários-esportivos médios importados no País, nicho que era dominado pelo BMW X3 e andava morno no ano passado. O GLK, da Mercedes-Benz, por a partir de R$ 225 mil, e Audi Q5, tabelado a R$ 205.840, têm o mesmo objetivo, mas propostas e estilos diferentes. O Mercedes é inspirado na tradicional Classe G e tem motor V6 3.0 de 231 cv, enquanto o Q5 está mais para crossover e traz o 2.0 turbo de 214 cv.
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Neste confronto acirrado, o Audi venceu nos detalhes. Mais espaçoso e versátil ao volante, o Q5 tem manutenção mais em conta do que o GLK, que é mais confortável, silencioso e equipado ante a versão de entrada do rival.
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No Audi, o pacote equivalente ao oferecido pelo Mercedes vem na versão Ambiente, a R$ 229.230. São R$ 4.230 a mais, valor pelo qual o Q5 traz itens indisponíveis no concorrente, como teto solar, aletas de troca de marcha atrás do volante e bancos traseiros deslizantes e reclináveis.
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NA PRÁTICA - O Audi é mais arisco - até demais para um carro dessa categoria. Volante, suspensão e motor respondem com mais prontidão que os do Mercedes. Seu propulsor quatro-cilindros de 2 litros entrega mais torque que o V6 de 3 litros do GLK. Isso faz com que o Q5 acelere e retome com mais vigor. Conta também o fato de ser 90 kg mais leve que o rival.
Ambos os modelos têm tração nas quatro rodas e transmissão de sete marchas, mas a caixa S tronic (evolução da utilizada no A3 e no TT) é mais competente que a 7G-Tronic por ter duas embreagens - a Mercedes não tem essa tecnologia.
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Mas o GLK responde à altura. Seu rodar é bem mais suave e não deixa nada a desejar aos sedãs da marca, o que pode pesar bastante na hora da compra. Outro item importante é a questão da vibração do motor. Mesmo com bom isolamento acústico, o Q5 fica devendo em silêncio no habitáculo ao Mercedes.
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                     Audi Q5
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DESENHOS OUSADOS - Tanto o Q5 quanto o GLK chamam a atenção 
nas ruas, pois fogem do lugar-comum quando o assunto é estilo. 
Mais arredondado, o Audi parece um carro-conceito e, graças
aos LEDs nas lanternas dianteiras e traseiras, tem ares
de espaçonave. Diferenciado em relação aos demais 
modelos da marca, o Mercedes apela a linhas mais retas - 
que podem não agradar aos puristas.
Na lista de série, os dois fazem jus aos seus preços. Ar-condicionado digital de três zonas de resfriamento, ajuste elétrico dos bancos (e volante no GLK), bancos de couro de alto padrão e acabamento com detalhes de alumínio são alguns exemplos de como os modelos tratam bem seus ocupantes.
Um ponto negativo do Mercedes é não oferecer opcionais. Também fazem faltam faróis de xenônio, oferecidos no Audi. O Q5, além de contar com outras configurações (há a opção do motor 3.2 V6 de 265 cv, que parte de R$ 263.300), oferece como opcional (R$ 15.944) o Audi Drive Select, sistema que altera parâmetros de dirigibilidade com três modos de condução (Comfort, Auto e Dynamic). O GLK traz de série sistema equivalente, com opções Sport e Comfort.
MANUTENÇÃO - É verdade que num veículo acima dos R$ 200 mil os custos de manutenção não são tão prioritários. Mas na cesta de itens do JC, o dono de um GLK gastaria R$ 15.454,99, R$ 6.703,60 (76%) a mais que o proprietário do Q5.

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