Ford Ranger renovada (esq.) enfrenta a Toyota Hilux
A Ford decidiu ser mais agressiva na linha 2010 da Ranger. Além de dar novo visual à picape, aumentou a lista de equipamentos de série e baixou seus preços. Com isso, a versão de topo, Limited 4×4 cabine-dupla a diesel, agora parte de R$ 96.730, isto é, ficou R$ 8.575 (ou 8,9%) mais barata do que antes.
Com essas armas, a Ranger, que não recebeu mudanças no conjunto mecânico e traz motor 3.0 de 163 cv, supera uma de suas maiores rivais, a Toyota Hilux, que também é feita na Argentina e conta com propulsor 3.0 a diesel de 163 cv. O trunfo da Ford é oferecer melhor relação custo-benefício.
A Toyota com cabine dupla e 4×4 parte de R$ 87.800, mas a versão com equipamentos equivalentes aos da Ranger Limited é a SRV, cuja tabela é de R$ 113.400. Embora tenha projeto mais moderno, com interior espaçoso, dimensões maiores e acabamento mais caprichado, a Toyota não justifica os R$ 16.670 de diferença ante a Ford. Apesar de ser, em tese, um produto inferior, a Ranger cumpre bem o seu papel quando o assunto é robustez e desempenho, aspectos primordiais para clientes de picapes a diesel. Um dos destaques é o maior torque do motor.
Na prática - É ao volante que surgem as maiores diferenças entre essas picapes. Da posição de dirigir mais elevada aos engates duros do câmbio, a Ranger não esconde sua aspiração de ser um caminhãozinho. Essa sensação ficou ainda maior na linha 2010, por causa do capô mais alto. Já a Hilux tem jeitão de automóvel, oferecendo maior conforto que a rival no trânsito urbano.
Na terra, a picape Ford mostra o porquê de sua longevidade no mercado, superando a Hilux em vários quesitos. Na estrada a Ranger é mais silenciosa graças à quinta marcha longa, que contribui para que o motor seja menos exigido. A 120 km/h, o conta-giros aponta 2.000 rpm, ante 2.500 rotações da Toyota.
Mas os giros extras não se traduzem em ruído incômodo para os ocupantes da Hilux, que tem bom isolamento acústico. A suspensão de ambas é bem acertada, mas a Ranger inclina mais em curvas.
O acionamento da tração 4×4 na Ranger feito eletronicamente, por um seletor no painel. Recurso mais cômodo do que o da Hilux, cujo sistema manual é acionado por alavanca paralela à do câmbio. Já o freio de estacionamento é por pedal na Ford. O da Toyota tem haste, como em carros de passeio.
Interior da Ford Ranger
Picapes têm diferenças marcantes
Na lista de equipamentos de série, Ford Ranger e Toyota Hilux têm seus maiores diferenciais. Bem equipadas, ambas contam com duplo air bag, bancos de couro, freios ABS, rodas de liga leve de 16”, econjunto elétrico, entre outros. Mas só a picape Ford é equipada com protetor de caçamba, vidros elétricos do tipo um-toque nas quatro portas, capota marítima, santantônio e sensor de estacionamento.
Interior da Toyota Hilux
Na Toyota, os destaques são ar-condicionado digital, painel de instrumentos com iluminação que se acende automaticamente, desembaçador do vidro traseiro e controles dos sistemas de som e do computador de bordo no volante. No interior da Hilux, o couro cinza que forra os bancos dá a sensação de mais amplitude. O ponto negativo é que suja com muito mais facilidade que o revestimento preto da Ford – mas aí é uma questão de gosto. Por falar nisso, o maior pecadoda Ranger éo espaçono banco traseiro. Mesmo com o grande entre-eixos, o aperto é certo para quem viaja atrás.
Fonte: Portal Zap. Acesso em 02-09-09. Texto não foi modificado. Todos os direitos reservados a seus autores.
Comentários