A Fiat foi buscar no passado a inspiração para seu mais recente lançamento. O estiloso 500, de traços marcantes, mescla design retrô com modernidade. Ele chega para concorrer com carros de visual diferenciado, como Mini Cooper, VW New Beetle e Smart Fortwo.
Marca dá dois anos de garantia
A novidade da marca italiana carrega sob o capô o motor 1.4 de 16V a gasolina, que gera 100 cv de potência. O 500 (pronúncia correta é tchinquetchento, em italiano) terá dois níveis de acabamento: Sport e Lounge, sendo que cada um oferece duas opções de câmbio: manual (6 velocidades) e automatizado (5 marchas) – chamado de Dualogic, pela fabricante.
O pequeno traz um preço que, para muitos, será considerado alto. Já com o aumento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para veículos com motores acima de 1.0 até 2.0, que passou a ser cobrado no início deste mês, o Fiat 500 custará R$ 62.870 (Sport, com câmbio mecânico), R$ 66.930 (Sport, com transmissão Dualogic), R$ 64.900 (Lounge, câmbio manual) e R$ 68.970 (Lounge, com transmissão Dualogic).
Modelo leva quatro pessoas
COMPARANDO GASTOS - Os preços da novidade podem até parecer salgados, no entanto, quando comparados aos de seus adversários, o modelo da marca italiana mostra-se bem posicionado. O 500, que leva até quatro pessoas, custa cerca de R$ 5 mil a mais que o smart (que acomoda dois) e que o New Beetle. Porém, é R$ 24 mil mais em conta que o Mini.
De série, na confirguração Sport, o urbaninho mostra estar preocupado com a questão da segurança. Ele traz sete air bags, ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sensor de estacionamento, além de direção elétrica, aletas para troca de marchas atrás do volante, ar-condicionado, computador de bordo e roda de liga leve de 15”. Já a outra versão (Lounge), mais sofisticada, ganha ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura e teto panorâmico. Entre os opcionais, destaca-se o teto solar.
Bancos rebatem e aumentam para 550L a capacidade do porta-malas
PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Durante o teste drive, realizado num percurso de cerca de 20 km, o carrinho mostrou o que é capaz de fazer. Ao entrar no carro, o motorista tem a sensação de nostalgia. O painel planejado com cuidado e requinte traz linhas retrô, que acompanham a carroceria. Porém, há a preocupação de oferecer alguns frutos da modernidade, como tecnologia USB e Bluetooth, entre outros.
Os acabamentos externo e interno são impecáveis. Cada detalhe é muito bem feito. A posição de dirigir, assim como a visibilidade, agrada. Todos os comandos são de fácil acesso, não há com o que se preocupar. Há, inclusive, opção de acionar alguns itens no próprio volante.
Painel com a mesma cor da carroceria, lembra o Fiat Punto T-Jet. A posição do câmbio, assim como o painel de instrumentos, é diferente
A carroceria é atraente. A frente do veículo tem até cara de italianinho, com faróis redondos e frisos cromados frontais, que lembram um bigode. Quem teve a oportunidade de ver o filme “Carros”, um desenho animado da Walt Disney e Pixar, se lembrará do personagem Luigi, um Fiat 500 amarelo fanático pela Ferrari.
A pergunta de muitos curiosos é em relação ao espaço. Bom, é importante deixar claro que o 500 não é feito para grandes viagens, muitas bagagens e nem para levar mais de quatro passageiros. A vocação dele é ser um veículo urbano, que cumpre seu papel na cidade, com muito charme.
Falando em espaço… Na parte da frente, o motorista e o passageiro vão com conforto, assim como os ocupantes do assento de trás. Mas, estes, dependendo da estatura, vão se sentir incomodados com as raspadas de cabeça na coluna C e no teto. Porta-malas é um “quebra-galho” de 185 litros, mas que pode crescer e ficar com 550 litros, se os bancos forem rebatidos. Para entender o tamanho do urbaninho, veja as medidas: são 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,49 m de altura e 2,3 m de entreeeixos. Ficou claro que a intenção não é espaço, não é?
O desempenho do modelo retrô italiano é compatível com sua proposta. Não espere emoção. Mesmo assim, é gostoso de dirigir, não dá vontade de abandonar o volante. De 0 a 100 km/h, de acordo com a marca, o 500 faz em 10,5 segundos. O único ponto que não agrada é o câmbio automatizado. Apesar de ter sido revisto, ainda continua com trancos nas trocas de marcha. Um pouco mais suave, mais com trancos.
LUXO - A fabricante diz que o modelo é voltado para o nicho de luxo do mercado, que segundo ela deve crescer 8 % só este ano. A expectativa de venda do compacto é entre 250 a 300 modelos por mês.
Depois de comercializar o hatch na Europa e Brasil, em breve, a montadora levará este lançamento para os Estados Unidos.
* repórter viajou a convite da fabricante
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