O novo veículo global da Ford é o New Fiesta 2011, um compacto premium que só será fabricado em 5 fábricas no mundo: México, Espanha, Alemanha, China e Tailândia. Para diferenciar o modelo atual vendido no Brasil foi chamado de Fiesta RoCam (a exemplo do Palio Fire). Sem contar que o New Fiesta agora concorre na mesma categoria de Honda City e VW Polo.
O nosso vem do México, possui motor Sigma 1.6 16v Flex de até 115 cv (A); respostas rápidas desde as baixas rotações e ânimo para o trânsito do dia-a-dia.
A suspensão é bem estável, mas transmite todo o barulho do piso irregular para os que estão dentro do habitáculo. O sistema de direção também tem seus ruídos, isso tudo somado a um isomento acústico não tão bom assim.
No estilo, acabamento, segurança e conforto, o New Fiesta dá um show.
"Na opção mais equipada, o pacote de segurança é bem completo, incluindo sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), que disparam com base em informações de sensores de classificação do ocupante, de carga e de posição do banco; sistema de limitação dos cintos de segurança dianteiros; três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro; freios ABS; pontos de fixação para cadeiras infantis; e travamento automático das portas a 15km/h.
A primeira impressão ao volante do New Fiesta – uma viagem de mais de 600 quilômetros – foi bastante positiva. A começar pela posição de dirigir, facilitada pelas regulagens de distância e altura da coluna de direção e de altura do banco do motorista, que é confortável e prende bem o corpo. Porém, a regulagem do encosto do banco tem manuseio difícil e incômodo. O motor Sigma 1.6 16V (o mesmo do Focus) proporciona bom ritmo de viagem em estradas e agilidade no trânsito urbano, com boas retomadas e bom fôlego acima das 2.500rpm, e consumo moderado. O câmbio manual tem engates precisos e macios e relações de marchas bem adequadas. A suspensão mostrou boa estabilidade, mas não absorve bem as imperfeições e é barulhenta em pisos ruins, assim como a direção. A Ford afirma que trabalhou bastante no isolamento do habitáculo (para-brisa acústico, isolamento das portas em dois níveis e trabalho aerodinâmico na carroceria, que incluiu até os retrovisores), mas, na prática, o barulho do motor em rotações mais elevadas incomoda.
VEREDICTO - O New Fiesta é um carro gostoso de dirigir, que tem atrativos interessantes, como acabamento bem cuidado, linhas modernas e um amplo pacote de equipamentos de conforto e segurança oferecidos em três níveis (três catálogos), que faz valer o investimento. Por outro lado, o espaço interno não é dos mais generosos e está longe de modelos como Kia Cerato, que tem preço semelhante e oferece um habitáculo mais folgado; e o nível de ruídos internos é alto para um carro dessa categoria." Portal Vrum
Fonte: Portal Vrum
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