O Irmão mais fraco?

> Comparativo

O melhor é o mais barato


Com projeto mais moderno, o novo Gol 1.6 vence os irmãos de mesma cilindrada. Gasta menos e oferece mais desempenho

TEXTO Douglas Mendonça FOTOS Roberto Assunção

VW POLO 1.6 R$ 43.310
VW GOL 1.6 R$ 32.290
VW FOX 1.6 R$ 38.120

O lançamento do novo Gol trouxe um sério problema à VW. Hoje o carro mais barato de sua linha de hatches pequenos é o melhor da família, composta ainda por Polo e Fox. Isso mesmo, o novo Gol é a melhor escolha entre os três modelos do mesmo porte que o consumidor pode adquirir em uma revenda autorizada Volkswagen.

Claro que quando a marca oferece produtos tão semelhantes é porque seu departamento de marketing tem um público-alvo para cada um deles. Mas, na hora H, o consumidor poderá ficar em dúvida sobre qual modelo atenderá melhor as suas necessidades. Algumas vezes, não é simplesmente o melhor carro que nos serve. Temos algumas necessidades específicas, que cada um dos três atenderá com mais ou menos competência. Por isso, MOTOR SHOW vai ajudar o consumidor nessa difícil e complicada escolha.

No Gol tudo é novo. Seus componentes são os melhores oferecidos pela matriz alemã atualmente

Em novembro de 2003, já tínhamos publicado uma reportagem semelhante. Na ocasião, alertávamos o consumidor de como o antigo Gol estava obsoleto com relação ao Polo e ao Fox. “O rolo compressor da modernidade está cada vez mais perto de atropelar o nosso valente Gol”, dizia nossa matéria. De lá para cá, ele resistiu mais cinco anos na liderança, algumas vezes até ameaçado pelo Palio, mas sempre vencendo.

Um verdadeiro herói dos dias atuais. Um carro que ficou anos a fio sem mudancas contundentes conseguir liderar um mercado tão disputado como o nosso – com mais de 2,4 milhões de carros por ano e que, em 2008, deverá atingir uma marca próxima dos três milhões – é um feito louvável.

Agora a situação é outra. E mais favorável ainda ao modelo. O Gol praticamente renasceu. Do modelo antigo não sobrou nada. Nenhum componente foi reaproveitado. É tudo novo e com o que de mais moderno a matriz alemã oferece mundialmente, incluindo a plataforma (leia boxe). O motor e o câmbio agora são dispostos transversalmente, como em seus irmãos Polo e Fox. Mas a fundamental diferença está na geração da qual provêm seus componentes : suspensões, posicionamento e componentes do sistema de direção, coxinização de motor e câmbio, freios e disposição do tanque de combustível (agora sob o assento do banco traseiro) e suas tubulações pertencem à nova plataforma mundial da marca, a moderna PQ 25. Seus irmãos Polo e Fox ainda são produzidos sobre a antiga plataforma PQ 24, com outras suspensões, sistema de direção, freios, posicionamento do tanque de combustível, e por aí vai. Ou seja, as peças entre as plataformas do Gol e da dupla Polo/Fox não são intercambiáveis. Por isso, eles não compartilham a mesma plataforma, como afirmou outra publicação.


texto obtido do site: http://www.motorshow.com.br/edicoes/305/o-melhor-e-o-mais-barato-com-projet
o-mais-moderno-98210-1.htm

*Texto original, sem modificações consideráveis. Não nos responsabilizaremos por críticas ou processos que o mesmo venha a ter.

Comentários