Novidades - Ataque francês
Marlos Ney Vidal - Estado de MinasRenault prepara o último modelo do Contrato 2009. Trata-se do projeto H79, utilitário-esportivo construído sobre a plataforma B0. Porém, antes chega o sedã Symbol argentino
| Renault/Divulgação |
| O novo Mégane hatch, que está sendo apresentado no Salão de Paris, será nacionalizado em 2010. Produzido na Argentina, o sedã Symbol deve desembarcar no Brasil em março do ano que vem |
H79 O último modelo do Contrato 2009 será um utilitário-esportivo, chamado internamente de H79. O carro será baseado no conceito Steepe e seu lançamento será no segundo semestre de 2009. Construído sobre a plataforma B0, o modelo poderá ser o primeiro concorrente de peso do Ford EcoSport.
O desenho frontal será um meio-termo entre o Steepe e o Sandero, mas é certo que o modelo terá uma frente própria. As laterais seguirão as linhas do conceito Steepe, com o uso de molduras nas caixas de roda e todos os adereços aventureiros a que tem direito. Já a traseira não será muito diferente do conceito, com a tampa do porta-malas se abrindo em duas partes. A motorização do modelo será somente a 1.6 16V Flex.
Mégane
A geração III da família Mégane será produzida no Brasil, porém, somente os modelos hatch e sedã serão fabricados. A Grand Tour baseada no Mégane II continua a ser fabricada. Já a atual geração do monovolume Scénic deixa de ser produzida em meados de 2010. A geração III, em princípio, está fora dos planos, pois a Nissan vai produzir o monovolume Livina de 5 e 7 lugares, no Paraná. A intenção do grupo Renault/Nissan é reforçar a imagem do fabricante japonês no Brasil, conhecido até então pela fabricação de picapes na fábrica brasileira.
| Arte de Paulinho Miranda/EM sobre foto Renault/Divulgação |
| Picape derivada do Sandero será exibida no Salão de São Paulo, que começa dia 30 |
Argentinos
O multiuso Kangoo não terá nova geração produzida na Argentina, uma vez que o facelift do modelo na linha 2009, foi feito com o ferramental vindo da França, que já tem a nova geração. Já o novo sedã apresentado no Salão de Moscou será comercializado e fabricado no Mercosul com o nome Symbol, o nome Thalia foi descartado no mercado latino. Os motores já foram definidos, serão os 1.6, de 8V e 16V, ambos flexíveis, já usados na gama brasileira. No Brasil, o modelo será posicionado entre o Logan e o Mégane, e seu lançamento será no primeiro trimestre de 2009.
Salão
Na mostra de São Paulo o fabricante vai expor uma picape-conceito baseada no Sandero, conforme já antecipado pelo caderno Veículos no começo do ano. A intenção da Renault é ver a reação do público em relação a uma picape Renault, já que no momento não existe a intenção de fabricar o modelo. Porém, se os planos mudarem, o modelo pode entrar em produção no fim de 2010.
fonte: noticias.vrum.com.br
Comentários