Nissan Gran Livina x Chevrolet Zafira

Nissan Gran Livina vence Chevrolet Zafira em comparativo realizado pelo Portal Zap

Mais barata, equipada, ágil e moderna. É com esses atributos que a Nissan Grand Livina, novidade nas lojas, derrotou sua principal rival, a Chevrolet Zafira. Neste embate entre minivans de sete lugares, o modelo novato derivado do monovolume Livina ainda custa um pouco menos: na versão SL com câmbio manual, tem tabela inicial de R$ 61.190. Já a Zafira, na configuração Comfort, parte de R$ 62.501.

Gran Livina/Nissan

Dono de um conjunto mecânico mais competente, a Grand Livina 1.8 (de até 126 cv) é bem mais esperta que a Zafira 2.0, que recentemente teve sua potência elevada de 127 cv para 140 cv. Isso ocorre por dois motivos: além de contar com câmbio de seis marchas (no da Chevrolet são cinco), a Nissan entrega mais força em baixas rotações, o que faz o modelo acelerar e retomar velocidade com mais facilidade do que a rival. E a Grand Livina ainda é 112 kg mais leve.

Assim como o visual externo, a cabine da minivan da Nissan é mais moderna que a da Zafira, que literalmente parou no tempo. A sensação a bordo da veterana é a de estar em um modelo bem ultrapassado.

Zafira/GM

Os novos grafismos no painel de instrumentos aplicados na linha 2010 da Zafira não melhoraram muito a situação. Se a Grand Livina tem mais espaço para as pernas em todos os assentos, inclusive na terceira fileira, a Zafira é mais larga, principalmente nos bancos do meio. A verdade é que nenhuma das duas minivans acomoda sete adultos adequadamente.

Espaço interno: Gran Livina

Na da Nissan falta espaço para os ombros na fileira central e no Chevrolet, para as pernas nos terceiros assentos. Mas o acesso aos bancos extras é mais fácil na Grand Livina. Para chegar à terceira fileira basta fazer um movimento: puxar uma alça, que reclina o encosto da segunda e faz seu banco deslizar.

Espaço interno: Zafira

Na Zafira essas ações têm de ser realizadas separadamente. A posição de dirigir é boa em ambas, apesar de a novata não ter regulagens de altura do banco do motorista e do cinto de segurança (itens oferecidos até em alguns populares). Na Zafira, o volante fica posicionado mais na horizontal, mas isso não chega a incomodar.

NOVATA - Bem recheada, versão SL da Nissan é R$ 1.311 mais em conta que Zafira de entrada .

A Nissan não esconde que mira nos clientes da Zafira com a Grand Livina. E para conseguir assediar esses consumidores, a marca decidiu oferecer mais por menos. A versão Comfort da Chevrolet, de entrada, é R$ 1.311 mais cara que a opção de topo da novata, SL.

Simplória, a Zafira Comfort não oferece nem como opcional equipamentos importantes como air bag duplo e freios ABS, que são de série no Grand Livina SL. Esses itens estão disponíveis a partir da configuração intermediária, Elegance (que aparece nas fotos), da minivan da Chevrolet. Ela parte de R$ 70.015. A da Nissan conta ainda com bancos de couro, rodas de liga leve e toca-CDs com leitor de MP3.

Mas quando o assunto é conforto a bordo, o da Zafira é equivalente ao da Nissan. Como todas minivans, o centro de gravidade alto faz a carroceria inclinar bastante em curvas, mas ambas mostram bom acerto de suspensão. Porém, a estabilidade da Chevrolet é melhor.

A Zafira leva vantagem em manutenção e seguro. Novata, a Grand Livina ainda está sendo cadastrada nas seguradoras.


Fonte: Texto extraído do Portal Zap acesso em 18/07/09. O texto não foi modificado e todos os direitos são reservados aos seus autores.

Comentários