Brasil estuda uso do diesel em automóveis

Lobão disse que o governo começa a estudar adoção do diesel em carros.
Ministro lembrou que na Europa o diesel é usado há muito tempo.


Foto: Divulgação  
Apenas veículos comerciais (caminhões, ônibus, caminhonetes, jipes e alguns SUVs)  podem circular no país com diesel
 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse  que o governo brasileiro está "começando a estudar a possibilidade de adotar o diesel como combustível para automóveis". Lobão, que participa de audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado sobre o pré-sal, lembrou que, na Europa, o diesel é usado em automóveis há muito tempo.
Atualmente tramita no Senado um projeto para permitir a venda de carros de passeio movidos a diesel. A proposta visa colocar fim a uma lei criada em 1976 que proíbe a venda desse tipo de veículo. A medida foi tomada durante a crise do petróleo, quando o Brasil tentava diminuir a importação de petróleo e derivados e investia no projeto Pró-álcool. Desde então, apenas veículos comerciais (caminhões, ônibus, caminhonetes, jipes e alguns SUVs) podem circular com o combustível.

Segundo o autor da proposta, o senador Gerson Camata (PMDB – ES), o combustível é mais poluente que o álcool, porém faz mais quilômetros por litro e emite menos CO2 que a gasolina. Isso o tornaria uma alternativa mais “ecológica”. A ideia é, no entanto, rejeitada por entidades ambientais e montadoras, porque o óleo diesel, em muitas regiões do país, ainda possui alta concentração de enxofre.
No dia 2 de setembro, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou a sexta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece novos limites de emissões de poluentes para automóveis leves movidos a diesel e a gasolina. A determinação entra em vigor para os veículos a diesel em 2013, e em 2014 para os movidos a gasolina.
Fonte: Portal G1. Acesso em 13-09-09.

Comentários