Em Agosto o Fiat Uno completou 25 anos de fabricação no Brasil. Além de ser o carro 0 Km mais barato do Brasil (versão 2p, básico, parte dos R$ 21.960) é o 3º mais vendido do Brasil, conta com apenas um tipo de motorização, a 1.0 L de 66 cv muito econômica e que também por isso, desbancou fácil seu rival, pelo menos desta vez...
O teste foi realizado com as versões quatro portas dos modelos, nestas configurações o Fiat Uno sai por R$ 23.590, enquanto o VW Gol (G4 1.0) sai por R$ 26.220.
Em 2008 a Fiat deu uma 're-paginada' no Uno, nada que se destaque muito, sua maior modificação foi a chegada do motor Fire Economy 1.0 Flex, que rende até 66 cv quando abastecido com álcool. Pequenas modificações estéticas também foram feitas e o deixaram um pouco mais jovem.
Há rumores de que a versão G4 continuará em circulação, ela será um tipo de "Gol Special" com a chegada da versão G5 do Novo Gol.
O motor do Fiat também se mostra mais eficiente em outras situações. Além de ser mais suave e silencioso, ele entrega seu torque de até 9,2 mkgf a baixas 2.500 rpm. No Gol, a força é até maior (9,7 mkgf), mas obtida só com 4.250 giros. Na prática isso signifiaca que o motor da Fiat responde mais rápido e descarrega toda sua força em baixas rotações, consumindo menos por consequência.
Além disso o VW Gol é 140 kg mais pesado que o rival e mesmo tendo 5 cv a mais, (71 cv no VW) não são suficientes e, mais uma vez, o Fiat Uno sai na frente.
O Fiat Uno não é exemplo de conforto a ser seguido, mas mesmo sendo o mais barato, conta com engates mais precisos que os do Gol.
O habitáculo do Gol é um pouco melhor que o do Uno mas, ambos deixam a desejar. No caso do da Fiat os vãos entre as peças são notáveis.
Apesar de ter uma carroceria 30 centímetros mais longa e 9 cm mais larga, o Gol não tem cabine e porta-malas mais espaçosos. O ótimo aproveitamento do espaço no Uno é um dos pontos altos do projeto assinado por Giorgetto Giugiaro (o mesmo estudio de design que criou o Punto e outros carros da Fiat).
"A posição de dirigir é outro ponto favorável ao Mille, pois no Volks o motorista é obrigado a guiar com as pernas deslocadas para a direita, por causa dos pedais descentralizados - herança do Gol original, de 1980.
Outro sinal da idade avançada do Uno fica por conta dos comandos do sistema de ventilação. Os botões são de correr e não há como dirigir o ar apenas para as saídas do painel.
Com itens opcionais como ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, o preço do Uno Mille fica em R$ 28.868. Um Gol com a mesma lista de equipamentos sobe para R$ 30.850." Portal Zap.
Fonte: [ Portal Zap ]
Comentários