Teste | Fiat Sporting E.torQ 1.8 - Coração novo

A versão esportiva do hatch compacto da montadora italiana, ganhou o motor 1.8. Aliás o o Punto quem inauguru a nova linha de motores da FPT. Com o novo trem de força o modelo supera as expectativas.

O novo motor é uma evolução dos antigos Tritec, produzidos no Brasil para equipar alguns modelos, a exemplo: o Mini Cooper. Produzido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies), muito mais moderno, eficiente, e muito menos beberrão que o antigo, fornecido pela GM. São 132 cv (A) à sua disposição que são rapidamente despejados nas duas rodas dianteiras, com um torque de 18,4 kgfm, 93 % deste já disponível a partir das 2.500 rpm.


Segundo a Fiat o Punto Sporting 1.8 16v Dualogic, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, e atinge máxima de 190 km/h.
Por falar em Dualogic, o câmbio automatizado não era disponibilizado à linha, agora está presente nas versões 1.8 16v, Sporting e Essence.


O conjunto continua o mesmo, frente e interior são idênticas ao Sporting anteior.
"Adereços externos (faróis com máscara negra, rodas de liga de 16 polegadas com desenho exclusivo e grafitadas, minissaias laterais e saída de escape cromado) e internos (cintos de segurança, aros dos instrumentos, maçanetas das portas e faixas no painel na cor vermelha; e pedaleira em alumínio). 


O espaço interno é um pouco limitado, principalmente no banco traseiro. A lista de equipamentos de conforto e segurança é ampla, com destaque para o sistema Blue&Me (opcional), que possibilita fazer e receber ligações telefônicas por comando de voz; para airbag duplo e freios ABS (de série); e para airbags laterais e de cortina (opcionais).


VEREDICTO Com o novo motor 1.8, o Punto Sporting, que é um carro que tem belas linhas (criadas pelo mestre Giorgetto Giugiaro) e bom nível de equipamentos, virou outro veículo, mais gostoso de dirigir e mais econômico. Mas, como a carroceria é exatamente a mesma, o porta-malas é um pouco limitado, a frente raspa com certa facilidade em entradas e saídas de rampa e a visibilidade traseira é ruim." Portal Vrum.


[ Fonte/imagens: Portal Vrum / Divulgação Internet ]

Comentários